
Mediação dos Saberes - 2. semestre
Código
711011055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Fernando Cascais
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimento dos discursos epistemológicos, hermenêuticos, sociológicos e comunicacionais que têm por objecto a mediação entre a ciência moderna e as demais esferas do conhecimento e da actividade;
b) Compreender os debates fundamentais suscitados a propósito das ciências modernas do ponto de vista da cultura científica;
c) Compreender a problematicidade histórica e cognitiva da relação entre conhecimento científico-natural e conhecimento científico-social;
d) Compreender o âmbito e do papel das ciências da comunicação no quadro das relações entre as ciências da natureza e as ciências sociais e humanas;
e) Dominar os instrumentos teórico-práticos de comunicação da ciência;
f) Desenvolver a capacidade de raciocínio crítico mediante a aplicação dos conhecimentos adquiridos à análise de casos empíricos;
g) Desenvolver a capacidade de análise e de síntese;
h) Adquirir capacidade aprendizagem autónoma, segundo parâmetros de motivação para a qualidade.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Doxa versus episteme
1.1 Vulgarização, divulgação, cultura científica, compreensão e mediação da ciência
2. O modelo linear da Public Understanding of Science (PUS)
2.1 A PUS: A conceção de ciência
2.2 A PUS: a conceção de compreensão; noções de literacia e iliteracia
2.3 A PUS O: a conceção de público
3. A crise da PUS
3.1 A crise da PUS: da unidade à desunidade das ciências
3.2 A crise da PUS: da especialização à coextensividade entre ciência e comunicação da ciência
3.3 A crise da PUS: modelos de Kunth e de Véron
3.4 A crise da PUS: a mediação dos saberes e o trabalho de fronteira
4. As mediações da ciência
4.1 A mediação epistemológica: as ruturas e revoluções científicas, de Bachelard a Kuhn
4.2. A mediação hermenêutica: A querela de método e a sua superação: de Dilthey a Habermas
4.3 A mediação sociológica: noções campo científico em Bourdieu, de laboratório em Latour e de cultura epistémica em Knorr-Cetina
4.4 O paradigma emergente de Boaventura de Sousa Santos
Bibliografia
Cascais, António Fernando (2007), A mediação dos saberes no pós-guerra das ciências, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 38 - Mediação dos Saberes, pp. 91-109
Cascais, António Fernando (2005), A ciência e as suas retóricas, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 36 - Comover e convencer, pp. 129-142
Santos, Boaventura de Sousa (1999), Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento
2005 - A retórica dos resultados na comunicação da ciência, Comunicação e Sociedade, nº 6 - Comunicação Pública da Ciência, pp. 135-150
Método de ensino
Exposição teórica (60%), análise textual e discussão de casos (40%).
Método de avaliação
A avaliação consiste em duas provas escritas presenciais de frequência, com a ponderação de 100% na nota final. A assiduidade não pondera na nota final. O exame é alternativo à frequência no caso de a nota final desta ser inferor a 10 e superior a 8 e comporta uma prova escrita, podendo excepcionalmente ser substituído por prova oral.