Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise de Campanhas Políticas - 1. semestre

Código

711011063

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Joana Lourenço Ramalho, José Santana Pereira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

Contribuir para o entendimento da complexidade e da relevância das campanhas políticas nos dias de hoje, bem como dos constrangimentos sistémicos e de curto prazo subjacentes à planificação de uma campanha e dos factores de sucesso e insucesso das campanhas. Desenvolver competências necessárias para a análise de campanhas políticas de diferentes tipos, nacionais e internacionais.

Pré-requisitos

Nenhuns

Conteúdo

1. Introdução à Comunicação Política e ao Marketing Político
2. Campanhas Políticas: Definições, Tipologias e Evolução
3. A construção de uma campanha
4. Os velhos e os novos media nas campanhas políticas
5. O contexto institucional: Sistemas eleitorais, partidos e eleições
6. Análise de Campanhas para Eleições Legislativas
7. Análise de Campanhas para Eleições Presidenciais
8. Análise de Campanhas para Eleições Europeias
9. Análise de Campanhas para Eleições Locais
10. Análise de Campanhas para Referendos
11. Factores de Sucesso e Insucesso de Campanhas
12. O Futuro das campanhas: principais tendências

Bibliografia

Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies. Cambridge: CUP.

Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002). Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums. London: Routledge.

O’Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs. Disponível Online.

Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns. Princeton: PUP.

Método de ensino

Ensino presencial

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados com base em quatro elementos:

• Teste escrito sobre todo o conteúdo programático da disciplina (40% da nota final).
• Trabalho de grupo (4-5 alunos): Análise de uma campanha política. Apresentação em aula + relatório escrito (7000-8000 palavras). O trabalho de grupo vale 35% da nota final.
• Trabalho individual: Apresentação em aula de um texto seleccionado da bibliografia (15% da nota final).
• Participação durante as aulas (10% da nota final).

Cursos