Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise e Teoria Musical - de 1890 a 1950

Código

711021003

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da Análise Musical de música no período de transição do sistema tonal para os diversos sistemas de escrita da primeira metade do séc. XX;
b) Conhecer as principais correntes estética do pensamento teórico-musical no período considerado assim como algumas técnicas de composição que lhes estão associadas e os compositores que as representam;
c) Contextualizar do ponto de vista histórico, sociológico e estético os fenómenos musicais, reflectindo concretamente sobre as técnicas emergentes que vieram alterar o panorama musical, relativos a este período;
d) Desenvolver competências de prática de Análise Musical adaptadas aos paradigmas musicais do período estudado, assim como as capacidades de análise auditiva de obras, através do estudo aprofundado de compositores e obras específicas representativas do período estudado;

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1. Abordagem aprofundada da música da primeira metade do séc. XX. Estudo das principais correntes musicais vigentes no período considerado assim como compositores e técnicas que lhe estão associadas, com especial incidência no impressionismo, expressionismo, neo-classicismo e neo-modalismo.
2. Estudo aprofundado, através da prática da análise, das técnicas e estéticas de um número restrito obras musicais representativas do período e das correntes musicais tratadas. Serão abordados aspectos relevantes da transição entre o paradigma tonal e as diversas abordagens técnicas e estéticas surgidas no período estudado. Será dada especial atenção aos compositores da Segunda Escola de Viena, e ainda Debussy, Bartók, Stravinsky, Edgard Varèse, entre outros, através da análise aprofundada de excertos de obras. Será ainda estudada a música de outros compositores relevantes para o estudo analítico e contextualização, teórica e estética, da música da primeira metade do séc. XX.

Bibliografia

(colectivo) (2001), Analyse et Création Musicales, L’Harmattan.
BERRY, Wallace. (1976) Structural Functions in Music, Dover Publications.
LESTER, Joel, (1989) Analytic Approaches to Twentieth-Century Music, Norton.
MORGAN, Robert P., (1991) Twentieth-Century Music: A History of Musical Style in Modern Europe and America, W. W. Norton & Company;
WHITTALL, Arnold, (1999) Musical Composition in the Twentieth Century, Oxford University Press.
WILLIAMS, J. Kent . (1997) Theories and Analyses of Twentieth-Century Music, Harcourt Brace & Company.
DELIÈGE, Irène; WIGGINS, Geraint A. (eds.) (2006) Musical Creativity: Multidisciplinary Research in Theory and Practice. Psychology Press
GRIFFITHS, Paul. (2011) Modern Music and After, N.Y., Oxford University Press; 3 edition.
KOSTKA, Stefan. (2005) Materials and Techniques of Twentieth-Century Music, 3rd ed., Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall

Método de ensino

50 % aulas práticas, 50% de aulas teóricas. Combinação de exposição teórica, discussão e prática de análise musical. Audições comentadas e prática de análise auditiva.

Método de avaliação

Participação activa nas discussões temáticas e exercícios realizados nas aulas (10%). Um trabalho escrito de análise musical apresentado sob a forma de artigo (30%). Prova(s) escrita(s) (60%).

Cursos