
Introdução ao Texto Musicológico - 1. semestre
Código
711021054
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
David Cranmer
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português-Inglês
Objectivos
a) Desenvolver competências de estudo, no geral, dirigidas especificamente às Ciências Musicais;
b) Desenvolver estratégias de leitura na língua materna e noutras línguas europeias;
c) Habituar-se a usar a língua inglesa como língua de trabalho nas Ciências Musicais, nomeadamente dominando a terminologia básica e alcançando na leitura o nível B2 do «Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas» (utilizador independente);
d) Desenvolver competências num leque de tipos de produção, designadamente apresentações orais, trabalho cooperativo, reflexão sobre conteúdos e aptidões.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1) Análise de textos dos vários ramos da musicologia.
2) Técnicas específicas de leitura: ´skimming´, ´scanning´ e leitura pormenorizada, sobretudo em português e em inglês.
3) Técnicas de estudo, nomeadamente a elaboração de apontamentos no formato de esquemas (mind-maps) a partir de um ou mais textos e na preparação de um texto oral (apresentação oral) ou escrito (ensaio).
4) Técnicas de memorização e o papel de esquemas neste processo.
5) Aulas específicas dedicadas à terminologia musical (instrumentos, notação e teoria) em português e em inglês.
Bibliografia
Cranmer, D. (2007). Cantate Domino. Lisboa: Paulus Editora.
Marques, H. de O. (1986). Dicionário de Termos Musicais. Lisboa: Editorial Estampa.
Sadie, S. (Ed.) (2001). New Grove Dictionary of Music and Musicians. Oxford, Oxford University Press.
Sadie, S. (Ed.) (1980). New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, Macmillan.
Método de ensino
Disciplina teórico-prática (40%/60%). O semestre divide-se em duas fases distintas: a primeira (10 semanas) envolve a análise, tarefas relacionadas e discussão de uma seleção de textos sobretudo em português ou inglês, de modo a desenvolver competências de leitura e de estudo (50% destas aulas realizam-se em inglês); a segunda (3 semanas) é dedicada a apresentações orais individuais com duração de 10 minutos (em língua portuguesa) e discussão das mesmas pelos colegas.
A organização da ordem das aulas é feita com bases pedagógicas: tarefas mais fáceis em relação aos textos conduzindo a tarefas mais complexas que envolvem competências já desenvolvidas em aulas anteriores.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por uma frequência (25%), um projeto em pares sobre terminologia em português em inglês (25%), participação na sala de aula, incluindo uma apresentação oral individual (30%), 3 relatórios de reflexão sobre a disciplina (semana 5, semana 10 e fim de semestre) (20%).