Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria e Método das Ciências Musicais - 1. semestre

Código

711021056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No fim da presente Unidade Curricular o estudante deve:

a) adquirir uma perspectiva histórica dos principais paradigmas e transformações epistemológicas do campo disciplinar da Musicologia (da sua emergência aos nossos dias);
b) conhecer as principais características, tendências e práticas das áreas de investigação e produção musicológica atuais;
c) dominar modelos de desenho de pesquisa, conhecer e saber aplicar instrumentos teórico-conceptuais e operativos na investigação musicológica;
d) conhecer um espectro de técnicas e métodos de investigação (qualitativos e quantitativos) e saber designá-los para a recolha e tratamento de informação de diversa índole no estudo de situações, contextos e práticas específicas;
e) conhecer e saber utilizar diversos modelos de escrita académica; dominar normas e metodologias atuais de comunicação de resultados da investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A Unidade Curricular assegura uma experiência aprofundada e interdisciplinar no âmbito da investigação em ciências musicais visando, entre outros, os seguintes pontos:

1. Introdução ao âmbito, instrumentos teóricos e principais problemas da musicologia
1.1. emergência e definição do campo musicológico, mapeamento histórico dos seus principais paradigmas teórico-metodológicos, até à expansão da ‘nova musicologia’;
1.2. modelos de investigação e produção musicológica desde finais da década de 1970, em relação com a transição de paradigma epistemológico nas ciências sociais;
1.3. disciplinas e modelos atuais de produção musicológica.

2. Fundamentos da investigação musicológica, desenho e modelos de pesquisa
2.1. âmbito e objectivos da investigação musicológica, natureza dos problemas, critérios de escolha dos instrumentos, identificação e desenvolvimento de abordagens e perspectivas;
2.2. a construção de uma investigação e as suas etapas: o plano de investigação como instrumento dinâmico;
2.3. tipos de pesquisa, métodos e técnicas (qualitativas e quantitativas) de recolha e tratamento de informação (escrita, oral, sonora, visual, audiovisual...): trabalho documental e tipos de fontes, trabalho de terreno, crítica, observação, entrevista, questionário, análise qualitativa e de conteúdo, análise de discurso etc.;
2.4. a pesquisa on-line: tipos de informação, recursos, plataformas e dispositivos.


3. Produção e comunicação de trabalhos académicos no domínio da musicologia
3.1. a estrutura de um trabalho académico;
3.2. modelos, estilos e normas de escrita científica;
3.3. técnicas de organização do trabalho e elaboração de bibliografias;
3.4. produção de materiais escritos (instrumentos de recolha e processamento de dados e/ou de comunicação de conhecimento): resumo, ficha de leitura, relatório, base de dados, revisão de literatura, recensão, crítica musical, tabela, paper, artigo científico, poster;
3.5. produção de exposições orais, uso de material audiovisual;
3.6. fundamentos de organização e gestão de equipas de trabalho.

Bibliografia

Referencias bibliográficas a serem disponibilizadas pelo docente.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas. Os processos de ensino têm base no modelo de aprendizagem ativa, na qual a presença e participação dos estudantes é fundamental. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, leitura, discussão, aprendizagem colaborativa, resolução de problemas e exercícios, estudo de casos, visualização/audição e interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, realização de pequenos trabalho, visitas de estudo, entre outros. Prevê-se a realização de pelo menos uma visita guiada.

Método de avaliação

Trabalhos escritos e orais de pequena dimensão (um total de 40%) a realizar ao longo da disciplina, um projeto de investigação (40%), participação nas aulas e assiduidade (20%).

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