Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Leitura de Partituras - 1. e 2. semestre

Código

711021057

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

3

Professor responsável

Jorge Matta, Jorge Matta

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ao completar com sucesso esta UC, o aluno será capaz de:

a) Abordar e interpretar o conteúdo de partituras de várias épocas históricas;
b) Ler, a nível elementar, excertos de partituras corais, de canto e piano, e de orquestra, em edição moderna, à primeira vista, cantando e/ou ao piano;
c) Abordar o conteúdo de partituras manuscritas ou em edições antigas e perceber o caminho a seguir para a sua interpretação e/ou transcrição moderna.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1) Terminologias da notação: tonalidades, dinâmicas, andamentos, articulação, expressão, claves antigas; a notação na música contemporânea: novas simbologias.
2) Instrumentos e suas famílias: características gerais, técnicas, acústicas e tímbricas; Instrumentos transpositores; disposição dos instrumentos na partitura: disposições habituais, casos especiais;
3) Leitura à primeira vista e análise elementar de excertos de partituras corais e instrumentais;
4) Redução de partituras para teclado;
5) Leitura, ao piano e cantada, de diferentes tipos de partituras;
6) Observação e análise de excertos de partituras manuscritas ou em edições antigas: decifrar símbolos e padrões, criar processos de decifração, estabelecer correspondências entre escritas antiga e moderna, discutir critérios de edição moderna;
7) Introdução à história da orquestração.

Bibliografia

Bennet, R. (1972). Score Reading. Cambridge: Cambridge University Press.
Carse, A. (1964). The History of Orchestration. London: Dover.
Lindenberg, E. (1952). Comment Lire une Partition d’Orchestre. Paris: Heugel.
Morris, R. & Ferguson, H. (1985). Preparatory Exercises in Score Reading. Oxford: Oxford University Press.
Spitzer, J. & Zaslaw, N. (2004). The Birth of the Orchestra. Oxford: Oxford University Press.
Partituras corais e orquestrais (excertos) de várias épocas e géneros.

Método de ensino

As aulas serão divididas em 2 horas teórico-práticas e 2 horas de prática de leitura ao teclado, sendo a turma dividia para estas últimas. As noções teóricas dadas nesta UC são, em quase todos os casos, aplicadas de imediato em exercícios práticos, o que as torna mais facilmente compreensíveis, para além de permitir compreender a sua eminente utilidade. Todas essas aulas têm idealmente um período teórico-prático, de exposição de noções teóricas e sua imediata aplicação em exercícios. As aulas de prática de leitura destinam-se a um trabalho mais personalizado, permitindo aos alunos exercitarem os conteúdos propostos.

Método de avaliação

Para avaliação realiza-se um teste teórico-prático (34%); um teste de análise elementar (33%) e um teste de leitura ao piano (33%).

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