Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia da Música - Teoria e Método - 2. semestre

Código

711021070

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No fim do curso os estudantes devem:
a) Conhecer e compreender os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa em sociologia da música;
b) Conhecer os princípios, quadros teóricos e perspectivas da sociologia, e saber aplicá-los;
c) Conhecer o estado da arte da investigação em sociologia da música;
d) Saber como usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de pesquisa;
e) Saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da sociologia da música e situá-los no contexto dos paradigmas das ciências sociais e humanas.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Introdução ao campo, objectos, teorias, instrumentos, metodologias e conceitos chave da disciplina.
2. Perspectiva histórica da disciplina: de Simmel, Schutz, Weber, Adorno, Silbermann, Becker a Carvalho, DeNora, Frith, Hennion ou Martin. Mapeamento de abordagens sociológicas à música.
3. Discussão de problemas e estudos de caso em sociologia da música:
3.1. Socialização musical; música como estatuto e tecnologia do eu (DeNora; Bourdieu)
3.2. Subculturas e neotribos: música, estilos de vida e identidade (Bauman; Frith; Martin)
3.3. Mecanismos de estratificação social, controle e poder, escala local e global: género e classe (Solie; Bourdieu; Adorno)
3.4. Indústrias musicais, teorias do consumo e ´branding´ (Frith; Scott; Lipovetsky)
3.5. Música ´em ação´: grupos, redes, interação social e sociabilidades (DeNora; Simmel; Goffmann)
3.6. Música, media, espaço e opinião públicos; audiências, comportamentos de escuta, padrões de gosto, teorias da recepção (Habermas; Marcuse; Hall)

Bibliografia

Carvalho, M. V. (1999). Razão e sentimento na comunicação musical. Estudos sobre a Dialéctica do Iluminismo. Lisboa: Relógio d’Água.
DeNora, T. (2000). Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press.
Ellis, K. (2009). The Sociology of Music. Harper-Scott, J. P. E. (ed.). Introduction to Music Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 43–58.
Frith, S. (1996). Performing Rites: Evaluating Popular Music. Oxford: Oxford University Press.
Giddens, A. & Sutton, P. (2013). Sociology. London: Polity Press.
Hennion, A. (1993). La Passion Musicale. Une Sociologie de la Médiation. Paris: Métailié.
Martin, P. J. (2007). Music and the Sociological Gaze: Art Worlds and Cultural Production. Manchester: Manchester University Press.
O´Hara, K. & Brown, B. (Eds.) (2006). Consuming Music Together: Social and Collaborative Aspects of Music Consumption Technologies. Dordrecht: Springer.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas: 60% teóricas e 40% práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais, e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, redação de ensaios, entre outros.

Método de avaliação

Os estudantes devem:
1) entregar um projecto de investigação (20%);
2) produzir um ensaio de 6.000 palavras, expô-lo e debatê-lo na aula (50%);
3) Realizar duas apresentações orais a partir de leituras seleccionadas (15% cada).
A participação nas aulas e o exercício de pensamento crítico serão valorizados.

Cursos