
Epistemologia - 2. semestre
Código
711031005
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Nuno Carlos Venturinha
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Adquirir uma visão geral dos problemas que se debatem na epistemologia contemporânea.
2. Relacionar os problemas do conhecimento com a epistemologia atual.
3. Compreender as questões fundamentais da relação da filosofia com as várias ciências.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O considerar algo verdadeiro
Na Crítica da Razão Pura, mais especificamente na terceira secção do capítulo II da Doutrina Transcendental do Método, Kant faz uso da noção de considerar algo verdadeiro (Fürwahrhalten), a qual inclui três modos epistémicos: opinião, crença e saber. Analisa-se em detalhe a argumentação kantiana quer nesse quer noutros textos, especialmente nos capítulos IX e X da Introdução à Lógica de Jäsche. O curso desenvolve-se através de um enfoque dos diferentes empregos do conceito de Fürwahrhalten após Kant, designadamente em Bolzano, Frege e Wittgenstein, cada um deles apresentando visões epistemológicas distintas que importa considerar se quisermos responder às preocupações contemporâneas sobre a natureza e a possibilidade do conhecimento.
Bibliografia
Bolzano, B. (1985-2000). Wissenschaftslehre, Gesamtausgabe, vols. 11,1-14,3. Stuttgart: Frommann-Holzboog; (2014). Theory of Science, 4 vols. Oxford: Oxford University Press. [§§ 1-45 e 269-321]
Frege, G. (1966). Grundgesetze der Arithmetik, vol. I. Hildesheim: Georg Olms; (1964). The Basic Laws of Arithmetic. Berkeley: University of California Press. [Prefácio]
Kant, I. (1974). Kritik der reinen Vernunft, Werkausgabe, vols. III-IV. Frankfurt am Main: Suhrkamp; (1985). Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [Parte II, cap. II, sec. 3]
Kant, I. (1977). Logik, ed. G. B. Jäsche, Werkausgabe, vol. VI. Frankfurt am Main: Suhrkamp; (2009). Lógica. Lisboa: Edições Texto & Grafia. [Introdução, caps. IX e X]
Wittgenstein, L. (1974). Über Gewissheit / On Certainty. Oxford: Blackwell; (1990). Da Certeza. Lisboa: Edições 70. [§§ 66-192]
Método de ensino
O método de ensino adotado combina a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Ensino presencial
Método de avaliação
Para além de um exame final (60%), cada aluno deve realizar um trabalho escrito, que será apresentado e discutido em aula (40%).