
Filosofia e Cultura em Portugal - 1. semestre
Código
711031020
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
João Luís Lisboa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos gerais sobre o movimento das ideias em Portugal, em contexto europeu.
b) Adquirir capacidade de questionar conceitos como modernidade, Luzes, tradição, autoridade, natureza, razão.
c) Adquirir um conhecimento aprofundado da Ilustração portuguesa no séc. XVIII.
d) Avaliar o sentido de polémicas que marcaram a recepção do cartesianismo e do empirismo nessa época.
e) Caracterizar o pensamento de autores relevantes no contexto em causa.
Pré-requisitos
Não existem
Conteúdo
0. Portugal e a Europa perspectivas diacrónicas da modernidade.
1. Ilustração, Iluminismo, Enlightenment e Aufklärung: semelhanças e diferenças.
2. A Ilustração Portuguesa problemas e características.
3. Cinco figuras:
Luís António Verney;
António Ribeiro Sanches;
Teodoro de Almeida;
José Anastácio da Cunha;
Tomás António Gonzaga;
Bibliografia
AA.VV., (1990). Anastácio da Cunha 1744/1787. O matemático e o poeta. Lisboa: INCM.
ARAÚJO, A. C. (2003). A cultura das Luzes em Portugal. Temas e problemas, Lisboa: Horizonte.
CALAFATE, P. (1994). A ideia de Natureza no século XVIII em Portugal. Lisboa: IN-CM.
CALAFATE, P. (2001). História do Pensamento Filosófico Português, III As Luzes. Lisboa: Caminho.
DIAS, J.S.S. (1982). Pombalismo e teoria política. Lisboa: Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa.
ISRAEL, J. (2011). Democratic Enlightenment. New York: Oxford U. Press.
DOMINGUES, F. C. (1994). Ilustração e catolicismo. Teodoro de Almeida. Lisboa: Colibri.
MACHADO, F. A. (2001). Educação e cidadania na Ilustração Portuguesa. Ribeiro Sanches. Porto: Campo das Letras.
PEREIRA, J. E. (2004): Percursos de História das Ideias. Lisboa: INCM.
SCHMIDT, J. (ed.) (1996): What is Enlightenment?: eighteenth-century answers and twentieth-century questions, Berkeley / Los Angeles: University of California Press.
Método de ensino
Exposição dialogada. Análise de documentos. Leitura e Interpretação de textos.
Método de avaliação
Participação nas actividades propostas (10%).
1 trabalho com 5 a 10 páginas (40%).
1 comentário de texto (50%).