
Filosofia do Conhecimento - 1. semestre
Código
711031056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Luís Manuel Bernardo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer aprofundadamente temas e problemas característicos da Filosofia do Conhecimento.
b) Avaliar a coerência interna e externa das diferentes «soluções».
c) Desenvolver a capacidade de análise
d)Exercitar a capacidade de leitura crítica de alguns textos filosóficos fundamentais.
e)Exercitar as competências associadas à produção de discursos e textos filosoficamente coerentes e pertinentes.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
A partir da análise do problema de Molyneux («se um cego de nascença que recuperasse a visão poderia distinguir um cubo de uma esfera sem o auxílio do tato», serão discutidos os seguintes temas:
1. O conhecimento como problema filosófico
2. Processos de conhecimento
3. Faculdades cognitivas
4. Modalidades de conhecimento
5. Limites do conhecimento
6. Algumas soluções para o «problema».
Bibliografia
Aristóteles (1960). Posterior Analytics. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
Berkeley, G. (2000). Tratado do Conhecimento Humano. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Descartes, R. (1992). Meditações sobre a Filosofia Primeira. Coimbra: Almedina.
Diderot, D. (2009). Carta sobre os Cegos. Lisboa: Vega.
Kant, I. (1982). Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura. Lisboa: Ed. 70.
Leibniz, G. (1993). Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano. Lisboa: Colibri.
Locke, J. (1999). Ensaio sobre o Entendimento Humano. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Mach, E. (1996). Lanalyse des sensations. Nîmes: Jacqueline Chambon.
Merleau-Ponty, M. (2013). O Olho e o Espírito. Lisboa: Vega.
Platão (2005). Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de ensino
Exposição dialogada.
Discussão de problemas específicos.
Análise e comentário de textos.
Método de avaliação
Participação nas atividades propostas (20%).
Realização de duas frequências (40% + 40%).