
Filosofia das Ciências - 1. semestre
Código
711031058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Marta Mendonça
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Identificar os parâmetros de racionalidade operantes na prática científica e os conceitos e princípios filosóficos que a sustentam.
2. Identificar os principais paradigmas científicos e os seus pressupostos filosóficos.
3. Reconhecer e enunciar com precisão as questões filosóficas colocadas pelo saber científico.
4. Conhecer alguns dos textos mais relevantes da tradição filosófica no campo da filosofia da ciência.
5. Reconhecer a especificidade dos contributos contemporâneos no âmbito da Filosofia da Ciência.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso está dividido em duas partes. Na primeira, serão considerados os antecedentes históricos da constituição da filosofia das ciências como disciplina autónoma, explorados os contributos de alguns dos seus principais representantes (Carnap, Popper, Kuhn, Lakatos e Feyerabend) e identificadas e caracterizadas as correntes mais relevantes da filosofia das ciências do século XX. As discussões em torno do método científico e da relação entre teoria e realidade darão unidade a esta primeira parte. Na segunda parte, serão abordados alguns problemas e controvérsias com que se debate a filosofia das ciências na actualidade, designadamente: a) a distinção entre ciência e pseudociência; b) a discussão em torno do realismo ou do antirrealismo da ciência; c) o problema da unidade e da pluralidade dos saberes científicos.
Bibliografia
Agassi, J. (2014). Popper and His Popular Critics. Thomas Kuhn, Paul Feyerabend and Imre Lakatos. New York: Springer.
Godfrey-Smith, P. (2003). Theory and Reality. An Introduction to the Philosophy of Science. Chicago: The University of Chicago Press.
Kuipers, T. (ed.) (2007). General Philosophy of Science: Focal Issues. Amsterdam: Elsevier.
Ladyman, J. (2002). Understanding Philosophy of Science, London and New York: Routledge.
Leroux, J. (2010). Une histoire comparée de la philosophie des sciences, Volume II: Lempirisme logique en débat, Québec: Presses de lUniversité Laval.
Método de ensino
O curso tem uma natureza teórico prática. Haverá aulas de enquadramento, de apresentação e contextualização do pensamento dos diversos autores ou de formulação e aprofundamento dos problemas em análise, e aulas mais centradas na análise e discussão de textos. Os alunos terão acesso aos textos a analisar, devendo preparar a sua discussão em sala de aula.
Ensino presencial.
Método de avaliação
1. Uma prova escrita a realizer no meio do semestre (35%).
2. Uma prova escrita a realizar no final do semestre (65%).