
Filosofia Contemporânea - 2. semestre
Código
711031062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
João Sàágua
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo.
b) Contextualizar esses problemas de forma diacrónica e sincrónica.
c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
\"O que é a filosofia?\" sobre o conceito de intencionalidade
1) Existe um Mundo sem SI ou é o mundo auto-constituído? Onde está a Verdade? Intenção, sentido e referência, verdade e falsidade, realidade e ficção são temos comuns a ambas as tradições. Os projectos filosóficos de Frege, Wittgenstein, Husserl e Heidegger são abordagens aparentemente incompatíveis entre si. 2) As duas perspectivas filosóficas sobre questões como verdade, eu e mundo geram problemas, programas e soluções diferentes. Interpretação antagónica (histórica vs. a-histórica, intuitivo vs. não intuitiva, analítico vs. sintético, etc., etc. 3) O conceito do si próprio, e as diferentes interpretações de intencionalidade: a) racionalidade intencional de Husserl b ) o si que conversa em Wittgenstein, c) as intenções de Anscombe, d) intenções práticas de Davidson e e) o cuidado de si (Heidegger).
Bibliografia
Anscombe, G.E.M. (1957). Intention. Oxford: Basil Blackwell.
Davidson, D. (1980). Intending, reprinted in Essays on Actions and Events, New York: Oxford, pp. 83102.
Frege, G. (2008). Funktion, Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprech.
Heidegger, M. (1986). Sein und Zeit, Tübingen: Max Niemeyer.
Wittgenstein, L. (1984). Philosophische Untersuchungen in Werkausgabe, Band 1 (pp. 225-580). Frankfurt am Main: Surkamp Verlag.
Método de ensino
O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.
Método de avaliação
A avaliação é individual, através de um teste escrito (70%) no final do semestre e um ensaio escrito (30% ) supervisionado no acompanhamento tutorial.