
Seminário: Leitura e Interpretação de Texto Filosófico - 2. semestre
Código
711031063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
12
Professor responsável
Nuno da Rosa Ferro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1-Exercitar competências hermenêuticas e heurísticas;
2-Exercitar a análise conceptual terminológica;
3-Exercitar a capacidade de conceber e testar possibilidades interpretativas;
4-Exercitar a capacidade de analisar, discutir e tratar argumentos;
5-Exercitar a capacidade de produzir exposições interpretativas de textos filosóficos;
6-Exercitar a capacidade de reflexão crítica, bem como o sentido do diálogo.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A \"Monadologie\", de Leibniz.
Pretende-se fazer uma análise de cada um dos parágrafos, trazendo à luz todas as suas implicações tácitas. A análise deverá ser rigorosa e completa, mostrando como é possível compreender em fórmulas concentradas uma multiplicidade de conceitos e descrições.
Interessa mostrar como as complexas noções de \"mónada\" e de \"monadologia\" influiram decisivamente no pensamento filosófico posterior.
Bibliografia
Leibniz, Gerhardt, G., (1978) Monadolodgie. In Die Philosophischen Schriften. Hildesheim: Olms (reimp), vol. VI.
Método de ensino
Num primeiro momento, a análise do texto será levada a cabo pelo docente. Posteriormente, cada aluno escolherá um (ou vários) parágrafos da Monadologia para os apresentar no seminário. Dessa apresentação deve resultar uma discussão entre todos os intervenientes do seminário. No final do ano, cada aluno deverá apresentar um trabalho escrito sobre o parágrafo (ou parágrafos) da Monadologia que escolheu.
Método de avaliação
Avaliação: apresentação no seminário (50%); trabalho escrito (50%)