
Filosofia da Religião - 2. semestre
Código
711031069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Nuno Carlos Venturinha
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Desenvolver uma compreensão crítica das tradições religiosas e filosóficas centrais ao mundo contemporâneo.
b) Desenvolver capacidades de pensamento crítico de forma a avaliar argumentos e posições.
c) Desenvolver a capacidade de relacionar eventos atuais a sistemas religiosos e filosóficos.
d) Desenvolver a capacidade de aplicar perspetivas de diversos grupos religiosos e culturais à analise crítica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Epistemologia da Crença Religiosa
O pensamento de Wittgenstein é usualmente associado a investigações nos campos da lógica, epistemologia ou filosofia da mente. Contudo, existem muitos lugares nos seus escritos onde Wittgenstein discute questões pertencentes à filosofia da religião e fornece novas intuições sobre textos sagrados e vida religiosa. Analisa-se inicialmente a atenção que o autor dá a matérias religiosas no chamado corpus tractariano. Explora-se depois como o segundo Wittgenstein trata da teologia do Novo Testamento em diversas observações e em aulas sobre crença religiosa. O objetivo é tentar compreender até que ponto a epistemologia religiosa de Wittgenstein oferece uma alternativa a conceções fideistas ou intelectualistas. A rejeição de provas históricas que Wittgenstein propõe é comparada na parte final do curso com o pensamento de John Henry Newman na sua Gramática do Assentimento.
Bibliografia
Newman, J. H. (1985). An Essay in Aid of a Grammar of Assent. Oxford: Oxford University Press; (2005). Ensaio a favor de uma Gramática do Assentimento. Lisboa: Assírio & Alvim.
Wittgenstein, L. (1966). Lectures and Conversations on Aesthetics, Psychology and Religious Belief. Oxford: Basil Blackwell; (1991). Aulas e Conversas sobre Estética, Psicologia e Fé Religiosa. Lisboa: Cotovia.
Wittgenstein, L. (1979). Tagebücher 1914-1916 / Notebooks 1914-1916 (2nd ed.). Oxford: Blackwell; (2004). Cadernos 1914-1916. Lisboa: Edições 70.
Wittgenstein, L. (1997). Denkbewegungen: Tagebücher 1930-1932, 1936-1937 (MS 183), vol. 1. Innsbruck: Haymon; (2003). Movements of Thought: Diaries, 1930-1932, 1936-1937. In Public and Private Occasions (pp. 3-255). Lanham, MD: Rowman & Littlefield.
Wittgenstein, L. (1998). Vermischte Bemerkungen: Eine Auswahl aus dem Nachlass / Culture and Value: A Selection from the Posthumous Remains (2nd ed.). Oxford: Blackwell; (1996). Cultura e Valor. Lisboa: Edições 70.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Ensino presencial
Método de avaliação
Para além de um exame final (60%), cada aluno deve realizar um trabalho escrito, que será apresentado e discutido em aula (40%).