
Temas de Filosofia Contemporânea - 1. semestre
Código
711031074
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Paulo Melo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo.
b) Contextualizar esses problemas de forma diacrónica e sincrónica.
c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Numa leitura de passagens do ensaio de ontologia de Sartre L´être et le néant, serão discutidos os seguintes tópicos:
* ´presença a si´, ´consciência (de) si´;
* ´negação externa´, ´negação interna´;
* ´princípio de identidade´, ´princípio de não contradição´;
* ´imanência´, ´transcendência´;
* ´reflexão pura´, ´reflexão impura´;
* ´espontaneidade´, ´translucidez´;
* ´passividade´, ´opacidade´.
Bibliografia
* Sartre, Jean-Paul, LÊtre et le Néant (1943), nrf, Éditions Gallimard, 1968
[Traduções: inglês (Hazel Barnes; Washington Square Press); português (Paulo Perdigão; Editora Vozes]
* Sartre, Jean-Paul, La Transcendance de lEgo (1936-1937), Librairie Philosophique J. Vrin, Paris, 1966
[Traduções: inglês (Andrew Brown; Routledge Classics); português (Pedro Alves; Edições Colibri)]
* Sartre, Jean-Paul, L´imaginaire (1940), idées nrf, Gallimard, 1966
[Traduções: inglês (Bernard Frechtman; New York: Philosophical Library)]
* Sartre, Jean-Paul, L´imagination (1936), Nouvelle Encyclopédie Philosophique, PUF, 1965
[Traduções: inglês (Forrest Williams; Ann Arbor: University of Michigan Press); português (Manuel João Gomes; Difel)]
* Sartre, Jean-Paul, Esquisse d´une théorie des émotions (1939), Le Livre de Poche, Hermann, 1995
[Traduções: inglês (Bernard Frechtman; New York: Philosophical Library); português (Paulo Neves; L&PM Editores)]
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Ensino presencial
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho escrito [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.