
Temas de Lógica - 1. semestre
Código
711031081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Paulo Melo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Análise de tópicos situados no âmbito da lógica filosófica.
b) Integração desses tópicos na sua relação própria com a lógica em sentido estrito e com outras áreas do saber filosófico, como a epistemologia e a ontologia.
c) Desenvolvimento da capacidade crítica através da abordagem das questões centrais na área de estudo da disciplina.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Apresenta-se a seguir uma lista exemplificativa dos temas a tratar (em cada ano, serão escolhidos alguns dos tópicos deste conjunto em aberto): concepções da lógica; cálculo de dedução natural versus cálculo axiomático; os teoremas básicos da metalógica; paradoxos; validade lógica; a distinção entre enunciados analíticos e enunciados sintéticos; verdades necessárias e essencialismo; carácter predicativo ou não predicativo de existe; referência e modalidade; nomes próprios, termos singulares, termos gerais e termos de espécie natural; funções de verdade; quantificação universal e quantificação existencial; quantificação em contextos extensional e intensional; quantificação objectal e quantificação substitutiva.
Bibliografia
Jacquette, Dale (ed.), A Companion to Philosophical Logic, Blackwell Publishing, Oxford, 2006
Quine, W. V., Philosophy of Logic, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, N.J., 1970
Sainsbury, Mark, Logical Forms, Basil Blackwell, Oxford, 1991
Strawson, P. F. (ed.), Philosophical Logic, Oxford University Press, London, 1967
Wolfram, Sybil, Philosophical Logic, an Introduction, Routledge, London and New York, 1989
Método de ensino
Aulas teórico-práticas.
Ensino presencial
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho escrito [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.