
Economia Regional e Urbana
Código
711041013
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Transmitir um conjunto de saberes, de natureza teórica e empírica, relacionados com a distribuição das atividades económicas no espaço;
b) Discutir as políticas públicas associadas à promoção do desenvolvimento da atividade empresarial;
c) Transmitir um corpo de conceitos associados às externalidades;
d) Discutir o conceito de economias de aglomeração;
e) Dominar conceitos relativos às disparidades regionais;
f) Aplicar metodologias de análise que permitam a caracterização das lógicas espaciais de distribuição das atividades produtoras de riqueza.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Padrões de organização dos tecidos produtivos à escala urbana e regional
2) Quantificação de impactos sectoriais de investimentos no tecido produtivo, através do recurso à análise input-output
3) Métodos básicos de análise regional: quociente de localização, base económica de exportação, o multiplicador da atividade regional
4) Avaliação do quadro das disparidades regionais de desenvolvimento
5) Importância e significado das externalidades nos processos de crescimento urbano e regional
6) Modelos básicos de economia regional e urbana: modelo de Weber, modelo de Christaller, modelo de Coffey-Polèse, modelo de Ajustamento Regional
7) O significado do desenvolvimento local
8) Quadros prospectivos estratégicos para o desenvolvimento de regiões e de cidades.
Bibliografia
Pike, A., Rodriguez-Pose, A., Tomaney, J. (2006). Local and Regional Development. London: Routledge.
Polèse, M. (2010). The Wealth and Poverty of Regions: Why Cities Matter. Chicago: University of Chicago Press.
Polèse, M. (1998). Economia Urbana e Regional. Coimbra: Edições APDR.
Sullivan, A. (2006). Urban Economics (6th ed.). New York: McGraw-Hill/Irwin.
Temple, M. (1994). Regional Economics. Londres: St. Martins Press.
Método de ensino
Metodologias de Ensino
Nas aulas (teóricas e práticas) é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos, incentivando-se a participação dos alunos (interação docente-aluno). As aulas práticas constituem 50% do total das aulas e incluem a explicitação de técnicas e a sua aplicação aos problemas definidos na componente teórica.
Método de avaliação
Método de avaliação
Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito (70%);
Participação num trabalho de grupo, com 15-20 páginas de extensão, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina (30%).
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).