
Geografia Urbana - 2. semestre
Código
711041031
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Nuno Pires Soares
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dominar os significados do espaço urbano a várias escalas;
b) Compreender a diversidade e a evolução dos espaços urbanos (tempo e espaço);
c) Analisar a forma e a estrutura do espaço urbano;
d) Analisar cidades, redes e sistemas urbanos;
e) Compreender os processos e mecanismos de construção e reconstrução do espaço urbano;
f) Compreender e identificar elementos da paisagem urbana;
g) Desenvolver raciocínio crítico sobre indicadores da realidade urbana (população, edifícios, alojamentos e atividades).
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) A Geografia Urbana: evolução e tendências atuais
2) O conceito de cidade: critérios para a sua definição
3) Os processos de urbanização
4) O tempo e a sociedade na edificação da cidade
5) Organização e diferenciação espacial
6) Alterações da cidade contemporânea
7) Lisboa e a sua área metropolitana.
Bibliografia
Allain, R. (2004). Morphologie urbaine. Géographie, aménagement et architecture de la ville. Paris: Armand Colin, p 9-92.
Beaujeu-Garnier, J. (1997). Geografia Urbana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p.3-86 e 189-209.
Carter, H. (1995).The study of urban geography (4th ed.). Londres. (El Estudio da la Geografia Urbana, 1987, 2ª ed. castelhana. Madrid: Instituto de Estudios de Administración Local). p 37-196.
Goitia, F. C. (2008). Breve história do urbanismo (9ª ed.). Lisboa: Editorial Presença, p 22-114.
Moita, I. (coord.) (1994). O Livro de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, p 405-493.
Salgueiro, T. B. (1992). A cidade em Portugal: uma geografia urbana. Porto: Edições Afrontamento, p 147-24.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas (50% do tempo de ensino).
As aulas expositivas são profundamente ilustradas com exemplos onde se procura apresentar os vários aspectos que são comuns a todas as cidades, a par da natural especificidade de cada cidade.
Aulas práticas, trabalho de grupo (50% do tempo de ensino).
O trabalho prático incide na análise de uma freguesia da cidade de Lisboa, e utiliza informação da Base Geográfica de Referenciação de Informação (INE, 2011). Inclui ainda uma visita de estudo ao centro da cidade de Lisboa.
Método de avaliação
1. Leitura de um conjunto de textos, que serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
2. A participação no trabalhos de grupo: caracterização geográfica de uma área da cidade de Lisboa (máx. 25 páginas)
Nota final: teste escrito (50%); trabalho prático (40%); assiduidade e participação (10%, com mínimo de 60% de presenças em aulas práticas).