Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Planeamento Regional e Urbano - 1. semestre

Código

711041042

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Professor responsável

João Carlos Ferreira de Seixas, Margarida Pereira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Conhecer a base conceptual do planeamento territorial;
b) Identificar os principais marcos históricos da evolução do planeamento urbano e regional;
c) Compreender a evolução do quadro legal do planeamento territorial em Portugal;
d) Aplicar os conceitos a estudos de caso às escalas urbana e regional;
e) Elaborar uma análise e diagnóstico à escala urbana;
f) Elaborar uma caracterização socioeconómica de um território à escala regional;
g) Identificar os objetivos do processo de planeamento a diferentes escalas;
h) Recolher, organizar, tratar e interpretar informação estatística e cartográfica para uma dada escala de análise;
i) Adquirir capacidade para trabalhar em grupo e expor e defender o trabalho realizado.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. QUADRO CONCEPTUAL - Território e dinâmicas territoriais. Planeamento territorial: conceito, objetivos, escalas de intervenção. Planeamento como processo. Caráter cíclico do planeamento. Limitações da visão racionalista do planeamento em contextos instáveis. Introdução aos conceitos de resiliência, adaptabilidade e de flexibilidade no processo. Planeamento físico e planeamento estratégico. Participação pública no processo de planeamento. Atores do planeamento. Do Governo à Governança territorial.
2. EVOLUÇÃO DO PLANEAMENTO URBANO E REGIONAL. Planeamento urbano: dos Engenheiros Sanitaristas à Cidade Sustentável. A cidade saudável. Planeamento regional: dos pólos de crescimento à competitividade e à coesão territorial.
3. PLANEAMENTO TERRITORIAL EM PORTUGAL. Repartição de competências pelos níveis central, regional e municipal. Sistema de gestão territorial. Instrumentos de gestão territorial: problemas, definição de objetivos e formulação de soluções.

Bibliografia

Alves, R. A. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território. Lisboa: FCG.
Ascher, F. (2010). Novos princípios do Urbanismo seguido de Novos compromissos Urbanos. Lisboa: Livros Horizonte.
Benabent, M. (2014). Introducción a la teoria de la planificación territorial. Sevilla: Universidad Sevilla.
Hall, Peter (2002). Urban and Regional Planning. Londres:Routledge, 4ª ed.
Pujadas, R.& Font, J. (1998). Ordenación y Planificación Territorial. Madrid: Ed. Síntesis.
Rio Fernandes, J.A.; López Trigal, L.; Sposito, E. (Org.) (2016). Dicionário de Geografia Aplicada - terminologia da análise, do planeamento e da gestão do território. Porto: Porto Editora.
(2016) Urban Agenda of the EU- Pact of Amsterdam.

Método de ensino

Aulas teóricas - expositivas e participativas. Na primeira aula são expostos os objetivos e conteúdos da UC, bem como os elementos de avaliação e o seu peso na nota final.
Aulas práticas - Na primeira aula é apresentado o estudo de caso e o conteúdo do trabalho prático a desenvolver.

Método de avaliação

Avaliação:
i) Teste intercalar - prova escrita, presencial, obrigatória, sobre a primeira parte dos conteúdos (20% da nota final);
ii) Frequência - prova escrita, presencial, obrigatória, sobre a totalidade dos conteúdos (40%);
iii) Trabalho prático - de grupo, com apresentação de relatório e exposição oral obrigatória, apoiado em bibliografia, dados estatísticos e trabalho de campo ( 35%);
iv) Assiduidade e participação efetiva nas aulas práticas (mínimo de 60% das aulas) (5%) (não aplicável aos estudantes trabalhadores).

[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento].


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