
Geomorfologia das Regiões Tropicais
Código
711041059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos sobre os diferentes tipos de processos geomorfológicos das regiões tropicais, bem como as características e intensidades de actuação;
b) Entender a dinâmica e importância da vegetação na actuação dos processos morfogenéticos;
c) Compreender a génese de fenómenos naturais extremos e suas consequências nos trópicos;
d) Avaliar o impacto das actividades humanas nas dinâmicas dos ecossistemas tropicais;
e) Aplicar metodologias e conhecimentos específicos na análise das grandes unidades de relevo.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Introdução às regiões tropicais.
2) As grandes unidades de relevo estabilidade e instabilidade
3) Meteorização e erosão nos trópicos húmidos e áridos
4) Dinâmica de vertentes nas regiões tropicais
5) Processos fluviais nos trópicos
6) Génese dos diversos tipos de paisagem
7) Modificações antrópicas nas formas e processos
8) Problemas ambientais resultantes da urbanização.
Bibliografia
Demangeot, Jean (2005). Tropicalité - Géographie physique intertropicale.Paris: Armand Colin
Faniran, A. Jeje, L. K. (1983). Humid Tropical Geomorphology. London: Longman.
Gupta, A. (2011). Tropical Geomorphology. Cambridge: Cambridge University Press
Thomas, D. S. G (ed.) (1997). Arid Zone Geomorphology: Processes, Form and Change in Dry Lands. London: John Wiley and Sons.
Wirthmann, A. (1999). Geomorphology of the tropics. Berlim: Springer
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas
Realização de um trabalho teórico/ prático individual.
Método de avaliação
A cada aluno é exigido: um teste escrito presencial versando a totalidade da matéria lecionada, um pequeno ensaio apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultantes de pesquisa autónoma, com 20-30 páginas.
[Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento].