Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário em Ambiente e Recursos Naturais - 2. semestre

Código

711041060

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

12

Professor responsável

José Eduardo Ventura

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Reconhecer a importância da interdisciplinaridade na análise dos problemas ambientais;
b) Compreender as diferentes escalas a que ocorre a degradação do Ambiente e o uso dos recursos naturais;
c) Discutir as vantagens e desvantagens das políticas, ações e medidas de cariz ambiental e económico;
d) Avaliar os efeitos da globalização no estado do Ambiente e na exploração dos recursos naturais;
e) Analisar o Ambiente em Portugal, bem como os recursos naturais existentes;
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico das questões ambientais;
g) Interpretar de forma crítica e analítica textos e dados.

Pré-requisitos

Não têm

Conteúdo

1) Introdução às questões ambientais globais
2) A geografia dos recursos naturais
3) A gestão e utilização dos recursos naturais e implicações ambientais
4) O Ambiente em Portugal: diagnóstico
5) O uso dos recursos naturais no País
6) Perspetivas futura

Bibliografia

Brown, L. (2006). Plan B 2.0: Rescuing a Planet Under Stress and a Civilization in Trouble. Nova Iorque: Earth Policy Institute. 365p. (excertos)

Flor Pérez, J. (2006). Hablemos del Medio Ambiente, Madrid: Pearson Educacíon, S.A.. 2006, 168p. (excertos)

Jones, G. , Hollier, G. (1997). Resources, Society and Environmental Management. Londres: Paul Chapman Publishing Ltd. 370p (excertos)

Novo, M. (2006). El Desarrollo Sostenible Su Dimension Ambiental y Educative. Madrid: Pearson. 431p. (excertos)

Reeves, H. (2003). A Agonia da Terra. Lisboa: Gradiva. 238p.

Método de ensino

- Aulas expositivas com aprentação pelo docente da introdução às temáticas do Ambiente e Recursos Naturais
- Sobtretudo aulas participativas, incentivando a interacção docente-aluno e aluno-aluno ce apresentação pelos alunos de temas no âmbitro da temática do seminário;
- Orientação de Trabalhos de Investigação.

Método de avaliação

- Duas apresentações orais com elaboração de powerpoint e de ficha com título, palavras-chave plano, resumo e bibliografia (30%)
- Elaboração de um trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa, resultantes de pesquisa autónoma com apresentação oral e escrita sob a forma de artigo e de poster (55%)
Participação (10%)
Assiduidade (5%)

(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Cursos