Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História do Al-Andalus

Código

711051043

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos específicos sobre a historiografia do período e as principais tendências da investigação actual;
b) Adquirir conhecimentos sobre os principais acontecimentos e processos do período e espaços históricos estudados e analisá-los criticamente
c) Desenvolver prática de análise crítica de fontes históricas
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias da Época do al-Andalus e Medieval
e)Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica sobre os conhecimentos adquiridos.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

PROGRAMA GERAL

I.- Mundos e culturas do Islão: conceitos básicos

II.- Os antecedentes do al-Andalus

III.- A chegada dos muçulmanos: a construção do primeiro estado islâmico na Península Ibérica

IV.-O Califado Omíada de Córdoba: administração, religiosidade e progaganda

V.-A Fitna e a origem das Taifas: Espaço, convivência e conflito

VI.- O Emirado almorávida no al-Andalus (Estas aulas serão lecionadas em Espanhol)

VII.- Al-Andalus e o segundo Califado Ocidental: os almóadas. Reforma religiosa, territorio e poder

VIII.- O Reino dos Banū Naṣr de Granada: o último reduto do islão na Península Ibérica (Magnificência ou decadência?)

IX.- O Gharb al-Andalus

X.-Sociedade, filosofia e literatura no al-Andalus

Bibliografia

•AA.VV.\"O \"Portugal\" islâmico\". Em Portugal das invasões germânicas À Reconquista, coord. de A. H. Oliveira Marques, vol. II de Nova História de Portugal, direcção de Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques. Lisboa, Presença, 1993, pp. 121- 252.
•DOMINGUES, J. G., “História Luso-Árabe” . Silves, 2010
•------“Portugal e o Al-Andalus” . Lisboa,1997.
GUICHARD, P.; MALPICA CUELLO, A., Al-Andalus: estructura antropológica de una sociedad islámica en occidente. Granada, 1995.
•HUICI MIRANDA, A.,Historia Política del Imperio Almohade. UGR,2000
•JOVER ZAMORA, J. M.,Historia de España de Menéndez Pidal. Madrid, Espasa Calpe, 1993.
•MARCOS COBALEDA, M., Los almorávides: arquitectura de un Imperio. Granada,2015.
•MARÍN, M., Individuo y sociedad en al-Andalus. Madrid, 1992.
•PICARD, C.,Le Portugal Musulman (VIIIe-XIIIe siècle). Paris, 1996.
•TORRES, C. e MACÍAS, S., O legado islâmico em Portugal. Lisboa, 1998.
•VILLALBA SOLA, D., La senda de los almohades: arquitectura y patrimonio. Granada, 2015.

Método de ensino

Aulas teóricas (50%) e práticas (50%), onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais actuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser questionadas.
Ensino presencial.

Método de avaliação

A avaliação será feita em dois momentos, com ponderações diferentes:
1) Apresentação oral e escrita(40 % da classificação final)
2) Teste escrito de avaliação (60 % da classificação final).

Cursos