Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologia da História - 1. semestre

Código

711051068

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Adquirir indicações práticas sobre a heurística.
2. Analisar aspetos gerais da hermenêutica histórica.
3. Adquirir conhecimentos concretos sobre os principais recursos da investigação histórica
4. Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica
5. Refletir sobre a construção do discurso histórico

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1. A História entre teoria e métodos: introdução ao estudo da disciplina.
2. A importância do método histórico. Noções gerais de metodologia e práticas históricas.
3. A organização de um trabalho científico: planificação, estrutura, citações, bibliografia. Características de uma tese, de um ensaio, de uma recensão.
4. A heurística: as condições e as práticas corretas da identificação e seleção das fontes.
5. A diversidade de fontes históricas. As ciências auxiliares da História.
6. A crítica histórica. A crítica externa e a crítica interna.
7. A síntese histórica. A construção da narrativa.
8. A utilização de testemunhos orais. A História do tempo presente. As abordagens de natureza biográfica.

Bibliografia

BEBIANO, Rui – Temas e problemas da história do presente, disponível em http://www1.ci.uc.pt/pessoal/rbebiano/docs/estudos/hrecente.pdf
BLOCH, Marc – Introdução à História. 4ª ed.. Mem-Martins: Public. Europa-América, s.d.
CEIA, Carlos – Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 9ª ed.. Lisboa: Edit. Presença, 2012
CURTO, Diogo Ramada – Para que serve a História? Lisboa: Tinta-da-China, 2013
LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre (dir.) – Fazer História, Novos objectos. Vol. 3. Venda Nova: Bertrand Edit., 1987
MATTOSO, José – A Escrita da História. Teoria e Métodos. Lisboa: Edit. Estampa, 1988
RANCIÈRE, Jacques – As palavras da História. Ensaio de poética do saber. Lisboa: Edições unipop, 2014
TORGAL, Luís Reis – História... Que História? Notas críticas de um historiador. Lisboa: Temas e Debates / C. de Leitores, 2015
TRAVERSO, Enzo – O passado, modos de usar. Lisboa: Edições unipop, 2012
VEYNE, Paul – Como se escreve a História. [1ª ed. 1971]. Lisboa: Edições 70, 2008

Método de ensino

Ensino presencial.
40% de aulas teóricas e 60% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Problematização de informação teórica, visitas de estudo a bibliotecas e arquivos de diferente natureza.
- Far-se-ão igualmente visitas de estudo a museus, monumentos ou locais onde decorreram acontecimentos relevantes para demonstrar a importância de relacionar paisagens, expressões culturais e artísticas com os factos estudados na documentação.
Reforça-se a importância de outras fontes que não as escritas, como a iconografia, objetos, artefactos arqueológicos, testemunhos orais, etc.
Nas aulas teóricas procura-se, a partir de exemplos práticos, sensibilizar os alunos para a importância da Metodologia como garante do caráter científico do texto historiográfico.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Realização de uma bibliografia sobre um tema indicado pelo docente - 5%
Comentário oral sobre um texto - 5%
Reflexão escrita sobre o trabalho do historiador - 20%
Ensaio sobre fontes históricas - 30%
Um teste presencial escrito - 40%

Cursos