Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Expansão Portuguesa - 2. semestre

Código

711051104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

João Paulo Oliveira e Costa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a Expansão Portuguesa nos séculos XV a XVIII.
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
c) Compreender a importância dos processos históricos dos povos extra-europeus para a correcta interpretação da história da Expansão Portuguesa.
d) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos temas abordados.
f) Adquirir conhecimentos que habilitem ao prosseguimento aprofundado de estudos sobre a Expansão Portuguesa.

Pré-requisitos

Não aplica

Conteúdo

I. O Império Marítimo (1415-1663)
1. Afirmação (1415-1572)
a) Uma medievalidade moderna
b) A afirmação do eixo afro-atlântico
c) A primeira estratégia global
2. Transformação (1521-1663)
a) Novos protagonistas
b) Novos rivais
c) Nova configuração
II. O Império Territorial (1663-1822)
1. Reafirmação (1663-1750)
a) O domínio do sertão.
b) Áreas de influência.
c) Uma “fragilidade resistente”.
2. Redefinição (1700-1822)
a) A preponderância do Brasil.
b) As reformas pombalinas.
c) O reino na colónia.


Bibliografia

COSTA, João Paulo Oliveira e (coor.), RODRIGUES, José Damião, e OLIVEIRA, Pedro Aires de, História da Expansão e do Império Português, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2014, pp. 11-339.
ALBUQUERQUE, Luís de (dir.), Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses, 2 vols., s.l., Caminho, 1994.

Método de ensino

Aulas teóricas baseadas em exposições magistrais por parte da docente. Aulas práticas baseadas na discussão de temas
por parte dos alunos, sob orientação da docente, com recurso à apresentação, análise e comentário de fontes, textos
historiográficos, produtos audiovisuais, mapas e outros materiais iconográficos.

Método de avaliação

Realização de um teste (40%). Realização de um trabalho escrito (40%). Assiduidade e participação oral nas aulas praticas
(20%).

Cursos