
História do Livro Impresso
Código
711051152
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender e identificar as diferentes fases por que passou a tipografia desde o seu aparecimento até actualidade;
b) Aprender a distinguir os diferentes «tipos» gráficos quer pelo desenho das formas da escrita, quer pelas suas funções
dentro do parque tipográfico;
c) Apreender o processo de impressão, analisando as diferentes fases: planeamento e regramento do livro, composição,
impressão, montagem e encadernação;
d) Conhecer os elementos gráficos que integram um livro: capitulares, tarjas decorativas e gravuras;
e) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
f)Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
g) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos
temas abordados
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Conceito de História do Livro Impresso
2. A forma de fixação do verbo
3. A produção do Livro
4. O Livro
5. O público e a procura do Livro
6. Os Livros marcantes da Civilização
7. Conclusão
Bibliografia
Anselmo, Artur Estudos de história do livro, Lisboa, Guimarães Editores, 1997
----------------------, Origens da imprensa em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1981
Bouza Álavres, Fernando J. Del escribano a la Biblioteca, Madrid, Editorial sintesis, 1992
Dias, João José Alves Craesbeeck: Uma dinastia de impressores em Portugal, Lisboa, APLA, 1996
--------------------------- Iniciação à Bibliofilia, Lisboa, Pró-Associação Portuguesa de Alfarrabistas, 1994
Furtado, José Afonso O Livro, Lisboa, Difusão Cultural, 1995
Martínez de Sousa, José Pequena Historia del libro, Barcelona, Ed. Labor, 1992.
McMurtrie, Douglas O livro: Impressão e Fabrico, Lisboa, FCG, 1969
Saraiva, António José História da Cultura em Portugal, 3 vols., Lisboa, 1950-52
Método de ensino
Aulas teórico-práticas em que os alunos entraram em contacto com os livros acompanhando a exposição magistral do
docente. Aulas práticas em que são analisadas, comentadas e apreendidas as matérias expostas.
Método de avaliação
A classificação terá por base: a participação do discente na resolução dos exercícios elaborados para aferir a
aprendizagem, a assiduidade e a participação nas aulas e no blogue da cadeira (20%); a realização de um trabalho prático
com interpretação dos dados investigados (40%); e a realização de um teste escrito (40%)