
História da Grécia Antiga - 1. semestre
Código
711051163
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Leonor Santa Bárbara
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Grécia antiga e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
b) Conhecer os principais documentos relativos à antiga Grécia e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
c) Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso da antiga Grécia;
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita adequadas à disciplina;
e) Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo da civilização grega antiga.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. A formação da Grécia e a constituição do povo grego.
2. A identidade dos Gregos.
3. As civilizações minóica e micénica.
4. A época arcaica: migrações e colonização; as origens da pólis; da monarquia à democracia a sucessão dos regimes políticos.
5. A época clássica: diversidade nas poleis, Esparta e Atenas; as guerras pérsicas; a consolidação da democracia ateniense; a Liga de Delos e o império ateniense; a Guerra do Peloponeso e o declínio da pólis.
6. O período helenístico: a Macedónia e o domínio da Grécia; o mundo de Alexandre; o mundo helenístico; o domínio romano.
Bibliografia
Ferreira, José Ribeiro, A Grécia antiga, Lisboa, Edições 70, 2004 (2ª. ed.).
Ferreira, José Ribeiro, Hélade e Helenos. Génese e evolução de um conceito, Coimbra, INIC/CECHUC, 1992.
Hornblower, Simon, The Greek World (479-323 B. C.), Londres & Nova Iorque, Routledge, 2006 (reimpr.).
Mossé, Claude e Annie Schnapp-Gourbeillon, Síntese de história grega (trad. de C.
Martin, Thomas R., Breve história da Grécia clássica. Da Pré-História à época helenística (trad. de Mª. José Figueiredo), Lisboa, Editorial Presença, 1998.
Método de ensino
Aulas expositivas, combinadas com a análise e discussão de fontes.
Método de avaliação
A avaliação consistirá num trabalho escrito e numa frequência, sendo a nota final a média aritmética entre ambos, contando cada prova 50%.