Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

A Paisagem na Arte

Código

711061043

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Proporcionar aos estudantes uma reflexão geral sobre a História da Arte partindo do conceito de “Paisagem”.

2) Compreender a transversalidade e as alterações da noção de Paisagem na História da Arte

Pré-requisitos

Nãp aplicável

Conteúdo

1. A temática da paisagem como introdução à História da Arte Contemporânea.

2. Modelos antigos e referências novas na representação da natureza. A pintura holandesa do século XVII e o paisagismo inglês do século XVIII.

3. O culto do “natural” e a arte de paisagem em França: de George Michallon a Paul Huet. O Salon de 1824.

4. A situação estética de Corot.

5. O horizonte artístico da Academia Francesa, as figuras do progresso e os exilados da civilização: Th. Rousseau, Daubigny, Diaz de la Peña e “Escola de Barbizon”.

6. Courbet e Millet e os caminhos do Realismo. O papel da fotografia na afirmação dos novos valores da pintura.

7. Pintura de costumes e paisagem urbana. Dos planos utópicos dos Anos 40 à consagração da imagem de Paris - “capital do mundo”.

8. Manet e Cézanne ou a pintura como sensação e pensamento.

9. Mondrian e a “nova imagem do mundo”.

10. A “Land Art” e a relação com o território.

Bibliografia

BERQUE, Augustin (dir.), Cinq propositions pour une théorie du paysage. - Seyssel, Champ Vallon, 1994

CLARK, Kenneth, A Paisagem na Arte. - Lisboa, Ulisseia,1969

CAUQUELIN, Anne, L’Invention du paysage. - Paris, Ed. Plon, 1989

DeLUE, Rachel Ziady; ELKINS, James, Landscape Theory. - New York / London, Routledge, 2008

MITCHELL, W. J. T., Landscape and Power. - Chicago, The University of Chicago Press, 2000

Método de ensino

Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática que combina, regularmente, uma componente expositiva e uma componente de debate em torno de cada um dos pontos do programa. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão de textos de referência indicados pela docente.

Método de avaliação

A avaliação final contemplará um teste final escrito (50%) e a elaboração de um trabalho individual final (50%).

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