
A Paisagem na Arte
Código
711061043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Proporcionar aos estudantes uma reflexão geral sobre a História da Arte partindo do conceito de Paisagem.
2) Compreender a transversalidade e as alterações da noção de Paisagem na História da Arte
Pré-requisitos
Nãp aplicável
Conteúdo
1. A temática da paisagem como introdução à História da Arte Contemporânea.
2. Modelos antigos e referências novas na representação da natureza. A pintura holandesa do século XVII e o paisagismo inglês do século XVIII.
3. O culto do natural e a arte de paisagem em França: de George Michallon a Paul Huet. O Salon de 1824.
4. A situação estética de Corot.
5. O horizonte artístico da Academia Francesa, as figuras do progresso e os exilados da civilização: Th. Rousseau, Daubigny, Diaz de la Peña e Escola de Barbizon.
6. Courbet e Millet e os caminhos do Realismo. O papel da fotografia na afirmação dos novos valores da pintura.
7. Pintura de costumes e paisagem urbana. Dos planos utópicos dos Anos 40 à consagração da imagem de Paris - capital do mundo.
8. Manet e Cézanne ou a pintura como sensação e pensamento.
9. Mondrian e a nova imagem do mundo.
10. A Land Art e a relação com o território.
Bibliografia
BERQUE, Augustin (dir.), Cinq propositions pour une théorie du paysage. - Seyssel, Champ Vallon, 1994
CLARK, Kenneth, A Paisagem na Arte. - Lisboa, Ulisseia,1969
CAUQUELIN, Anne, LInvention du paysage. - Paris, Ed. Plon, 1989
DeLUE, Rachel Ziady; ELKINS, James, Landscape Theory. - New York / London, Routledge, 2008
MITCHELL, W. J. T., Landscape and Power. - Chicago, The University of Chicago Press, 2000
Método de ensino
Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática que combina, regularmente, uma componente expositiva e uma componente de debate em torno de cada um dos pontos do programa. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão de textos de referência indicados pela docente.
Método de avaliação
A avaliação final contemplará um teste final escrito (50%) e a elaboração de um trabalho individual final (50%).