
Sistemas Políticos - 1. semestre
Código
711071033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
Marco Lisi
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
Estudar os diferentes tipos de sistemas políticos, combinando a análise histórica com uma abordagem empírica. Estudar a variação das diferentes configurações institucionais dos regimes democráticos e não democráticos. Analisar as tendências contemporâneas e os problemas de funcionamento dos sistemas políticos democráticos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Sistemas Políticos: Forma e Organização do Poder
2. Instituições e Sistemas Políticos
3. Sistemas Políticos Não-democráticos: Regimes totalitários e regimes autoritários
4. Regimes híbridos.
5. Sistemas politicos democráticos: Presidencialismo, Semi-presidencialismo, Parlamentarismo
6. Parlamentos e governos nos sistemas políticos democráticos
7. Instrumentos da Democracia Directa
8. Atitudes em relação aos sistemas políticos democráticos.
9. Desafios nos regimes democráticos contemporâneos
Bibliografia
Brooker, P. Non-Democratic Regimes: Palmgrave MacMillan, 2009.
Linz, J. Totalitarian and Authoritarian Regimes. Boulder: Lynne Rienner, 2000.
LOBO, Marina Costa e Octavio AMORIM NETO (ed.), O Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa, Lisbon, Imprensa de Ciências Sociais, 2009.
PASQUINO, Gianfranco, Sistemas políticos comparados, Cascais, Principia, 2005.
NORTON, Philip (ed.), Parliaments and Governments in Western Europe, London, Frank Cass, 1998.
SARTORI, Giovanni, Comparative Constitutional Engeneering: An Inquiry into Structures, Incentives and Outcomes, London, Palgrave, 1994.
Método de ensino
Aulas de índole teórica, de exposição dos tópicos fundamentais do Programa (75%), combinadas com aulas práticas baseadas na discussão de textos previamente seleccionados ou na apresentação de trabalhos pelos alunos (25%)
Ensino presencial.
Método de avaliação
One short paper (30%) and one written exams (70%). Students attendance (2/3 of the scheduled sessions) and the active participation in class debates are taken into account for the final mark (up to 10%).