Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia da Educação - 2. semestre

Código

711081031

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

David Justino

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão das principais teorias da Sociologia da Educação;
2. Compreensão dos sistemas educativos como simultaneamente sistemas de oportunidades e sistemas de desigualdades;
3. Compreensão das interacções entre os sistemas educativos e outros agentes de socialização;
4. Capacidade de aplicação dos conhecimentos à problematização e à análise sociológicas dos processos educativos reais;
5. Capacidade de intervenção informada e crítica na definição, concretização e monitorização de políticas de educação, aos níveis nacional e local;
6. Capacidade de comunicar questões e conhecimentos sociológicos sobre os processos educativos de modo rigoroso e significativo.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Conteúdo

1. Origens e institucionalização da Sociologia da Educação
2. Teorias sociológicas da educação: dos clássicos aos contributos recentes
3. Os sistemas nacionais de ensino de massas: origem, Desenvolvimento e tendências atuais.
4. Para uma sociologia do curriculum: conhecimento escolar e reprodução social.
5. Desigualdades sociais e desigualdades educativas. Para um modelo compreensivo dos mecanismos de reprodução social nos sistemas de ensino
6. Para uma sociologia da organização escolar: Culturas escolares e culturas profissionais
7. Sociologia das políticas educativas

Bibliografia

APPLE, Michael (2010), Stephen J. Ball e Luis Armando Gandin, (Eds). The Routledge international handbook of the sociology of education (pp. 1-11). Routledge: New York.
BOLI, John, Francisco O. Ramirez, & John W. Meyer (1985). \"Explaining the origins and expansion of mass education\". Comparative Education Review, 29 (2), 145-170.
BOURDIEU, Pierre and Jean-Claude Passeron (1970). La Reproduction: élements pour une théorie du système d’ enseignement. Paris: Minuit.
COLLINS, Randall (1979). The credential society: An historical sociology of education and stratification. Academic Press.
DURKHEIM, Émile (2006). Education et sociologie. Paris: PUF.
MEYER, J.W., David H. Kamens & Aaron Benavot (Org.) (1992). School knowledge for the masses: World models an national primary curricular categories in the twentieth century. Washington: The Falmer Press.
YOUNG, Michael (2010). Conhecimento e Currículo. Do Socioconstrutivismo ao Realismo Social na Sociologia da Educação. Lisboa: Porto Editora.

Método de ensino

Aulas de exposição teórica e sessões práticas. Cada aula teórica expõe os conceitos e enquadramentos teóricos fundamentais. As aulas práticas trabalham a compreensão, discussão e expressão oral e escrita. São organizadas em torno de material pedagógico relevante para o tópico em questão, seja a análise e discussão de materiais e informação ou a discussão e esquematização de argumentos/ resultados de textos selecionados, previamente lidos pelos estudantes e com apoio do docente. Algumas aulas práticas servem para o acompanhamento aos ensaios de problematização, que serão realizados em grupo fora do contexto de sala de aula.
Ensino presencial

Método de avaliação

• Avaliação contínua da participação nas aulas práticas, com entrega de trabalhos solicitados (10%);
• Elaboração de uma ficha de leitura (individual) de um texto relevante para o ensaio escrito, em grupo (15%);
• Apresentação em aula prática da pesquisa bibliográfica em curso e da problematização para o ensaio sobre um tema relevante para investigação, em grupo (20%);
• Ensaio escrito da problematização desenvolvida, em grupo, cuja elaboração será acompanhada ao longo das aulas práticas (25%);
• Teste de Frequência presencial (30%)

Cursos