
Sociologia da Educação - 2. semestre
Código
711081031
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
David Justino
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão das principais teorias da Sociologia da Educação;
2. Compreensão dos sistemas educativos como simultaneamente sistemas de oportunidades e sistemas de desigualdades;
3. Compreensão das interacções entre os sistemas educativos e outros agentes de socialização;
4. Capacidade de aplicação dos conhecimentos à problematização e à análise sociológicas dos processos educativos reais;
5. Capacidade de intervenção informada e crítica na definição, concretização e monitorização de políticas de educação, aos níveis nacional e local;
6. Capacidade de comunicar questões e conhecimentos sociológicos sobre os processos educativos de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
Conteúdo
1. Origens e institucionalização da Sociologia da Educação
2. Teorias sociológicas da educação: dos clássicos aos contributos recentes
3. Os sistemas nacionais de ensino de massas: origem, Desenvolvimento e tendências atuais.
4. Para uma sociologia do curriculum: conhecimento escolar e reprodução social.
5. Desigualdades sociais e desigualdades educativas. Para um modelo compreensivo dos mecanismos de reprodução social nos sistemas de ensino
6. Para uma sociologia da organização escolar: Culturas escolares e culturas profissionais
7. Sociologia das políticas educativas
Bibliografia
APPLE, Michael (2010), Stephen J. Ball e Luis Armando Gandin, (Eds). The Routledge international handbook of the sociology of education (pp. 1-11). Routledge: New York.
BOLI, John, Francisco O. Ramirez, & John W. Meyer (1985). \"Explaining the origins and expansion of mass education\". Comparative Education Review, 29 (2), 145-170.
BOURDIEU, Pierre and Jean-Claude Passeron (1970). La Reproduction: élements pour une théorie du système d enseignement. Paris: Minuit.
COLLINS, Randall (1979). The credential society: An historical sociology of education and stratification. Academic Press.
DURKHEIM, Émile (2006). Education et sociologie. Paris: PUF.
MEYER, J.W., David H. Kamens & Aaron Benavot (Org.) (1992). School knowledge for the masses: World models an national primary curricular categories in the twentieth century. Washington: The Falmer Press.
YOUNG, Michael (2010). Conhecimento e Currículo. Do Socioconstrutivismo ao Realismo Social na Sociologia da Educação. Lisboa: Porto Editora.
Método de ensino
Aulas de exposição teórica e sessões práticas. Cada aula teórica expõe os conceitos e enquadramentos teóricos fundamentais. As aulas práticas trabalham a compreensão, discussão e expressão oral e escrita. São organizadas em torno de material pedagógico relevante para o tópico em questão, seja a análise e discussão de materiais e informação ou a discussão e esquematização de argumentos/ resultados de textos selecionados, previamente lidos pelos estudantes e com apoio do docente. Algumas aulas práticas servem para o acompanhamento aos ensaios de problematização, que serão realizados em grupo fora do contexto de sala de aula.
Ensino presencial
Método de avaliação
Avaliação contínua da participação nas aulas práticas, com entrega de trabalhos solicitados (10%);
Elaboração de uma ficha de leitura (individual) de um texto relevante para o ensaio escrito, em grupo (15%);
Apresentação em aula prática da pesquisa bibliográfica em curso e da problematização para o ensaio sobre um tema relevante para investigação, em grupo (20%);
Ensaio escrito da problematização desenvolvida, em grupo, cuja elaboração será acompanhada ao longo das aulas práticas (25%);
Teste de Frequência presencial (30%)