Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia Geral: Fundamentos - 1. semestre

Código

711081050

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Luís Miguel Chaves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão dos pressupostos centrais da sociologia como ciência dos fenómenos sociais;
2. Conhecimentos fundamentais sobre a emergência e o desenvolvimento da sociologia no quadro das ciências sociais;
3. Capacidade de desmontagem crítica dos modos de refletir do “senso comum” que se apresentam como obstáculos ao conhecimento sociológico;
4. Conhecimento e compreensão de conceitos base da teoria sociológica, designadamente: \"estrutura social\", “institucionalização”, “instituição”, \"estatuto social\" “papel social”, “expectativas”, “sanções”, “legitimação” e “socialização”.
5. Capacidade de articulação teórica entre os conceitos referidos;
6. Capacidade de aplicação desses mesmos conceitos à análise de situações empíricas;
7. Compreensão introdutória dos contrastes e complementaridades entre diversas perspetivas sociológicas nucleares;
8. Capacidade de distinguir o modo particular de cada uma das perspectivas operar no questionamento e análise da realidade social.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para frequentar a cadeira.

Conteúdo

1. Introdução
1.1. Pressupostos e definição de Sociologia.
1.2. Obstáculos e ruturas essenciais ao desenvolvimento da investigação sociológica.
2. O mundo social como uma realidade estruturada em permanente construção – exteriorização, objetivação e interiorização da realidade social.
2.1. A construção do mundo social a partir das práticas dos atores.
2.2. As formas de institucionalização e o desenvolvimento das instituições.
2.3. Normas, estatutos, expetativas, papéis sociais e sanções.
2.4. As formas de legitimação das instituições.
2.5. O problema da conservação e reprodução da ordem institucional.
2.6. Quadros e processos de socialização.
3. A Sociologia como ciência pluriparadigmática.
3.1. Incursão por três perspetivas centrais da teoria sociológica: perspetiva funcionalista; perspetiva do conflito e interacionismo simbólico.
3.2. Articulação e confronto das diferentes perspetivas.
3.3. Mobilização e comparação das diferentes perspetivas na análise de temas sociológicos.

Bibliografia

Berger, P. & Luckmann, T. (2004). A construção social da realidade: Tratado de sociologia do conhecimento. Lisboa: Dinalivro.
Berger, P. (1986). Perspectivas sociológicas: Uma visão humanística. Petrópolis: Vozes.
Costa, A.F. (1992). Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural.
Dahrendorf, R. (1969). Homo Sociologicus: Ensaio sobre a história, o significado e a crítica da categoria de papel social. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Giddens, A. (2008). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (6.ª ed.).
Nunes, A.S. (1979). Sobre o problema do conhecimento nas Ciências Sociais. Lisboa: GIS.
Silva, A.S. (1989), “A Ruptura com senso-comum nas ciências sociais”, in Pinto, J.M e Silva, A.S. (org.), Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento, pp.29-53.
Turner, J.H. (1994). Sociology: Concepts and uses. Nova Iorque: McGraw-Hill.

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas (50%) e práticas (50%), atendimentos individuais e esclarecimento de duvidas por e-mail e através do moodle. As sessões teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos, sendo abertas à participação crítica dos alunos. As aulas práticas dividem-se entre sessões de debate sobre temas alusivos à matéria (2 primeiros blocos) e a apresentação e discussão de textos (3.º bloco). Qualquer dos blocos programáticos inclui textos de apoio.
Ensino presencial.

Método de avaliação

A avaliação é composta por teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria teórica (50%); apresentação oral de um texto em aula prática (25%); recensão crítica do texto apresentado (25%). A recensão deverá integrar contributos decorrentes da discussão mantida com a turma e o docente aquando da apresentação do texto. Os dois últimos elementos de avaliação são realizados em grupo, podendo o docente distinguir o investimento individual de cada membro.

Cursos