Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Métodos e Técnicas de Investigação Compreensiva - 2. semestre

Código

711081056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Luís Miguel Chaves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Compreensão das diferenças entre abordagens explicativas e compreensivas, assim como das suas articulações e sobreposições;
2. Conhecimento dos principais métodos de recolha de informação qualitativa;
3. Capacidade de selecionar métodos e técnicas de investigação qualitativa pertinentes para diferentes situações de investigação;
4. Capacidade de planear a aplicação de técnicas de investigação qualitativa a situações elementares investigação;
5. Capacidade de executar operações de investigação qualitativa sob supervisão;
6. Conhecimento e compreensão das técnicas de análise qualitativa de conteúdo e das suas condições de aplicação;
7. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo os procedimentos e os resultados de uma investigação qualitativa.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para frequentar a cadeira.

Conteúdo

1. Relação entre abordagem compreensiva e metodologias qualitativas.
2. A pesquisa de terreno como estratégia metodológica: especificidades e história.
2.1. Planeamento da pesquisa de terreno.
2.2. A questão de partida, a seleção da “amostra” e o problema de “ganhar acesso” ao terreno de pesquisa.
2.3. Técnicas de recolha da informação: observação direta; entrevistas informais e recolha documental.
2.4 Técnicas de registo: o “diário de campo” e outros suportes.
2.5 Análise dos dados e escrita da monografia.
3 A metodologia de entrevista: os diferentes tipos de entrevistas em sociologia.
3.1 Tipos de entrevista, segundo os objetivos do estudo e o “grau de liberdade\" concedido ao entrevistado.
3.2 Seleção dos temas a abordar e construção do guião.
3.4 Problemas, opções e estratégias de aplicação.
3.5. Análise de conteúdo: definição e pertinência.
3.6. Tipos de análise de conteúdo.
3.7. Análise temática: o corpus; codificação do corpus e operações gerais de classificação e análise.

Bibliografia


Bardin, Laurence (1995), Análise de conteúdo, Lisboa, Edições 70.

Burgess, Robert (1997), A Pesquisa de Terreno, Oeiras, Celta, pp. 1-199.

Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992), O Inquérito – Teoria e Prática, Oeiras, Celta.

Guerra, Isabel C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: Sentidos e Formas de Uso, Estoril, Principia, pp. 35 – 60.

Maroy, Christian (1997), “A Análise qualitativa de entrevistas” in Luc Albarello et al. Práticas e Métodos de Investigação em CiênciasSociais, Lisboa, Gradiva, pp. 117 – 155.

Marvasti, Amir (2004), Qualitative Research in Sociology: An Introduction, Londres, Sage, pp. 34-61.

Ruquoy, Danielle (1997), “Situação de entrevista e estratégia do entrevistador” in Luc Albarello et al. Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, pp. 84 – 116.

Método de ensino

As metodologias incluem aulas teóricas (40%) e práticas (60%), envolvendo ainda atendimentos presenciais individuais e o esclarecimento de dúvidas por e-mail e através da plataforma moodle. As sessões teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos supra-indicados, sendo abertas à participação crítica dos alunos. As aulas práticas visam lançar e dar apoio ao desenrolar de dois trabalhos práticos. O primeiro desses exercícios visa promover o contacto com o método da pesquisa de terreno; o segundo com as diversas técnicas envolvidas na realização e análise de entrevistas em profundidade. Os dois últimos elementos de avaliação são realizados em grupo.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Trabalho prático, realizado em grupo, centrado na pesquisa de terreno - 30%
Trabalho prático, realizado em grupo, utilizando as técnicas envolvidas na realização e análise de entrevistas semi-estruturadas - 30%
Teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria lecionada nas aulas expositivas - 40%.

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