
Temas Sociológicos Contemporâneos - 1. semestre
Código
711081061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Maria Margarida Marques
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Compreensão integrada da aplicação dos conceitos, teorias e metodologias de investigação sociológica, aprendidas em outras cadeiras, à reflexão sobre temas reais com interesse sociológico;
2. Capacidade de problematizar e analisar temas e situações concretas, usando perspectivas teóricas relevantes;
3. Capacidade de aplicar essa problematização e análise à concepção de objectos de investigação sociológica;
4. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo a construção teórica e metodológica de objectos de investigação.
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Conteúdo
1. A relação entre a teoria sociológica e a construção de objectos de investigação
1.1 Teoria sociológica e problematização da realidade social
1.2 Problematização e construção de objectos de investigação
2. Generalização e inferência
3. Análise de temas concretos da sociedade contemporânea
3.1 Apresentação e explicação da problematização e da análise teórica usadas na construção de objectos de investigação em curso, por docentes e investigadores, alunos de doutoramento e mestrado, etc.
3.2. Apresentação e discussão de experiências profissionais integrados em organizações públicas e privadas
3.3. Discussão guiada de temas contemporâneos abordados na comunicação social
3.4. Apresentação da problematização e da análise teórica usadas na construção de objectos de investigação pelos alunos
4. Análise de obra de investigação sociológica exemplar.
Bibliografia
Bachelard, Gaston, A noção de obstáculo epistemológico. Plano da obra in A formação do espírito científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento, Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, pp. 17-28
Bourdieu, Pierre, Jean-Claude Chamboredon e Jean-Claude Passeron, \"A construção do objecto\" in Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 45-72.
Gilbert, Nigel (org.), Researching Social Life, Londres: Sage, 2008 (3ª ed.), pp. 21-40; 43-62; 63-79.
King, G., Keohane, R.O. & Verba, S (1994). Designing social enquiry: Scientific inference in qualitative research. Princeton: Princeton University Press, 1994, pp. 34-74.
Merton, R.K. (1970). Sociologia: Teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou (Cap: \"Influência da teoria sociológica sobre a pesquica empírica\", pp. 153-170; \"Influência da pesquisa empírica sobre a teoria sociológica\", pp. 171-187).
Uma obra de investigação empírica de referência (a escolher anualmente).
Método de ensino
As aulas estão divididas em sessões teóricas e sessões práticas. Estas últimas consistem em sessões de discussão de textos seleccionados; em sessões de discussão com convidados externos (investigadores e sociólogos integrados em organizações públicas e privadas); em sessões de discussão guiada de documentários; e na apresentação e discussão dos ensaios de problematização de temas de investigação escolhidos pelos alunos .
Ensino presencial.
Método de avaliação
A avaliação inclui: a participação do aluno nas discussões em aula (20%); a realização de um teste de frequência (30%); a apresentação e discussão de um tema de investigação empírica relevante, em aula (20%); um ensaio escrito de investigação bibliográfica e problematização sobre o tema escolhido pelo aluno a entregar no fim do semestre (30%).