Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas Sociológicos Contemporâneos - 1. semestre

Código

711081061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Maria Margarida Marques

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Compreensão integrada da aplicação dos conceitos, teorias e metodologias de investigação sociológica, aprendidas em outras cadeiras, à reflexão sobre temas reais com interesse sociológico;

2. Capacidade de problematizar e analisar temas e situações concretas, usando perspectivas teóricas relevantes;

3. Capacidade de aplicar essa problematização e análise à concepção de objectos de investigação sociológica;

4. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo a construção teórica e metodológica de objectos de investigação.

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Conteúdo

1. A relação entre a teoria sociológica e a construção de objectos de investigação
1.1 Teoria sociológica e problematização da realidade social
1.2 Problematização e construção de objectos de investigação
2. Generalização e inferência
3. Análise de temas concretos da sociedade contemporânea
3.1 Apresentação e explicação da problematização e da análise teórica usadas na construção de objectos de investigação em curso, por docentes e investigadores, alunos de doutoramento e mestrado, etc.
3.2. Apresentação e discussão de experiências profissionais integrados em organizações públicas e privadas
3.3. Discussão guiada de temas contemporâneos abordados na comunicação social
3.4. Apresentação da problematização e da análise teórica usadas na construção de objectos de investigação pelos alunos
4. Análise de obra de investigação sociológica exemplar.

Bibliografia

Bachelard, Gaston, “A noção de obstáculo epistemológico. Plano da obra” in A formação do espírito científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento, Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, pp. 17-28
Bourdieu, Pierre, Jean-Claude Chamboredon e Jean-Claude Passeron, \"A construção do objecto\" in Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 45-72.
Gilbert, Nigel (org.), Researching Social Life, Londres: Sage, 2008 (3ª ed.), pp. 21-40; 43-62; 63-79.
King, G., Keohane, R.O. & Verba, S (1994). Designing social enquiry: Scientific inference in qualitative research. Princeton: Princeton University Press, 1994, pp. 34-74.
Merton, R.K. (1970). Sociologia: Teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou (Cap: \"Influência da teoria sociológica sobre a pesquica empírica\", pp. 153-170; \"Influência da pesquisa empírica sobre a teoria sociológica\", pp. 171-187).
Uma obra de investigação empírica de referência (a escolher anualmente).

Método de ensino

As aulas estão divididas em sessões teóricas e sessões práticas. Estas últimas consistem em sessões de discussão de textos seleccionados; em sessões de discussão com convidados externos (investigadores e sociólogos integrados em organizações públicas e privadas); em sessões de discussão guiada de documentários; e na apresentação e discussão dos ensaios de problematização de temas de investigação escolhidos pelos alunos .
Ensino presencial.

Método de avaliação

A avaliação inclui: a participação do aluno nas discussões em aula (20%); a realização de um teste de frequência (30%); a apresentação e discussão de um tema de investigação empírica relevante, em aula (20%); um ensaio escrito de investigação bibliográfica e problematização sobre o tema escolhido pelo aluno a entregar no fim do semestre (30%).

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