Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemas de Investigação Sociológica - 1. semestre

Código

711081062

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Manuel Gaspar da Silva Lisboa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Compreensão integrada da aplicação dos conceitos, teorias e metodologias de investigação sociológica, aprendidas em outras disciplinas, e problematizadas na operacionalização da pesquisa sociológica de problemas sociais;
2. Capacidade de formular problemas sociologicamente significativos sobre temas e situações e concretas;
3. Capacidade de operacionalizar objectos de investigação sociológica;
4. Capacidade de conceber e executar projectos elementares de investigação sociológica empírica;
5. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo a construção teórica e metodológica e os resultados da investigação.

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Conteúdo

1. Problemas sociais e problemáticas sociológicas. Identificação do problema e construção da problemática
2. Parâmetros da teorização: macro e micro
3. O objecto da Sociologia e as outras ciências sociais
4. Velhos e falsos problemas: quantitativo versus qualitativo, objectividade e subjectividade, empirismo e teoricismo.
5. Acção individual e dinâmicas colectivas
6. Sistemas de valores e instituições. Normatividade, conformidade e desvio

Bibliografia

Becker, H.S. et al. (1986). Writing for social ccientists: How to start and finish your thesis, book, or article. Chicago/London: The University of Chicago Press
Beck, U. & Beck-Gernsheim, E. (2005). Individualization. London: Sage
Berger, P. & Luckmann, T. (1966). The social construction of reality. N. York: Anchor Books
Roberts, B. (2006). Micro social theory. New York: Palgrave Macmillan.
Bryman, A. & Burgess, R. (eds.) (1994). Analyzing qualitative data. London: Routledge Gilbert, N. (2001). \"Writing about social research\". In Gilbert, N. (ed.) Researching social life. London: Sage, pp. 362-377
Giddens, A. (1993). New rules of sociological method. Standord: Stanford University Press.
Merton, R.K. (1968). Social theory and social structure. New York: The Free Press.

Método de ensino

MÉTODO DE ENSINO:
- Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, pelos docentes (50%)
- Aulas práticas, de apresentação e discussão em aula, por parte dos(as) alunos(as), de textos fornecidos pelo docente (10 blocos de textos). Em cada aula, serão discutidos blocos de textos temáticos, devendo os inscritos nesse grupo dividir-se de forma a metade fazer a apresentação e a outra metade a contra-argumentação crítica(50%)
Ensino presencial.

Método de avaliação

a) Teórico-prática (40%)
- Apresentação/contra-argumentação individual dos textos (30%)
- Fichas resumo individuais dos restantes blocos de textos fornecidos pelo docente (5 blocos) (10%)
b) Teórica (60%)
-Trabalho individual sobre um tema relativo à disciplina, previamente acordado com o docente, a ser apresentado por escrito e discutido no período de avaliações (máximo 10 páginas).

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