Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia do Conhecimento

Código

711081071

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1 Capacidade de análise e identificação dos processos de construção social do conhecimento;
2. Compreensão das diferenças entre o conhecimento comum e o raciocínio sociológico;
3. Conhecimento e compreensão dos contributos teóricos de diversos autores – dos clássicos às novas sociologias do conhecimento – para a análise sociológica do conhecimento;
4. Capacidade de análise da construção dos conhecimentos vulgar e especializado como experiência, reconhecendo os princípios e procedimentos distintos entre uma interpretação científica dos factos construídos e uma interpretação comum dos mesmos factos socialmente experimentados

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Conteúdo

1-Ideologia, Utopia e Ciência - Conhecimento como Produção Socialmente Situada, Karl Mannheim, Robert K. Merton, Georg Lukacs
2-Teoria Crítica, Conhecimento e a Uniformização Estética, Max Horkheimer e Theodor W. Adorno
3-A Ciência Normal e a Revolução Paradigmática de Khun, Thomas S. Khun
4-O Construtivismo Social, Peter Berger e Thomas Luckmann
5-O Estruturalismo Construtivista, Pierre Bourdieu
6-Elias e a Reconceptualização do Conhecimento Sociológico, Norbert Elias e Howard S. Becker
7-O Programa Forte de Edimburgo, David Bloor
8-Poder, Classificação e Conhecimento, Michel Foucault, C. Wright Mills, Norbert Elias
9-A Nova Sociologia do Conhecimento, Ann Swidler, Jorge Arditi, E. Doyle McCarthy
10-O Conhecimento nas Margens: Subalternidade, Orientalismos e Teoria Feminista, Gayatri C. Spivak, Edward Said, Caroline Ramazanoglu, Sandra Harding
11-A Sociologia no(s) laboratório(s), Bruno Latour, João Arriscado Nunes

Bibliografia

Mannheim, K. (1986). Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Guanabara.
Adorno, Theodor. W. (1981) “The sociology of knowledge and its consciousness”, in Prisms. Cambridge MA: The MIT Press, pp. 35-49.
Khun, T.S. (1962). “Las revoluciones como cambios del concepto del mundo” in La estructura de las revoluciones científicas. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, pp. 176-211
Hekman, S. (1986). Hermeneutics and the sociology of knowledge. London: Polity Press.
Berger, P. & Luckmann, T. (1966). A construção social da realidade. Rio de Janeiro: Vozes.
Merton, R.K. (1972). “Insiders and outsiders\". Am. Jou. Soc. 78 (1), pp. 9-47.
Bloor, D. (1976). Knowledge and social imagery. Chicago: Chicago University Press.
McCarthy, E.D. (1996). Knowledge as culture: The new sociology of knowledge. London: Routledge.
Santos, B.S. (1978). “Da sociologia da ciência à política científica”, Rev. Crít. Ciên. Soc (1), pp. 11-56.
Bourdieu, P. (ed.) (1990). In other words. Stanford University Press

Método de ensino

Sessões téorico-práticas realizadas a partir dos materiais de apoio; análise e discussão dos textos teóricos; trabalho de pesquisa.

Método de avaliação

A avaliação consistirá em:
- uma prova escrita realizada em sala de aula (correspondente a 50% da nota final);
- a realização de um trabalho escrito (15 pp.) que pode ser de cariz ensaístico ou de cariz empírico (correspondente a 50% da nota final).

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