
Gestão dos Recursos Humanos
Código
711081072
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão do papel e da função da gestão dos recursos humanos (GRH) nas Organizações;
2. Compreensão da evolução da função GRH no último século, a par das principais mudanças económicas / políticas e sociais;
3. Conhecimento dos diferentes subsistemas de GRH e das respetivas formas e abordagens de operacionalização;
4. Capacidade de construir funções e modelos de competências e de os operacionalizar, interligando-os aos diferentes subsistemas de GRH;
5. Conhecimento e compreensão das tendências, interdependências e sustentabilidade na GRH.
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Conteúdo
I.A gestão de pessoas e a gestão global das organizações
O que é a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas em pequenas, médias e grandes organizações
A importância estratégica das pessoas nas organizações
Estratégia de negócio e estratégia de recursos humanos
O papel da função Pessoal e as políticas de gestão de recursos humanos
II.Gestão por competências
\"Job Design\"
.. Modelos de competências
Definição de perfis de competência
III.Cultura organizacional e performance
A importância da cultura organizacional e as boas práticas de gestão
A gestão por valores
Cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas
IV.A Gestão integrada de recursos humanos
O ciclo da gestão de pessoas
.. Processos de gestão de pessoas
Recrutamento & Seleção
..Integrar, socializar
.. Formação e desenvolvimento
..Avaliação e recompensas
V. Sustentabilidade organizacional e responsabilidade social
Bibliografia
Armstrong´s, M. Handbook of Human Resource Management Practice, Kogan Page, 2009.
Caetano, António e Vala, Jorge, Gestão de Recursos Humanos, 2000.Ed. RH
Cunha, Pina Miguel e outros, Manual de Comportamento Organizacional, 2004. Ed. RH
Cunha, Pina Miguel e outros, Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, 2012. Ed. Silabo.
Ulrich, Dave, The HR Value Proposition, Harvard Business School Press, cap. 1 e 2, 2005.
Método de ensino
A combinação das aulas teóricas e práticas fornece aos alunos a possibilidade de integrarem as teorias, os conceitos e as abordagens, aplicando os conhecimentos no treino de situações práticas reais.
São utilizados \"case studies\" de Organizações, na medida em que promovem a discussão de diferentes cenários e soluções, além da toma de Todos os tópicos do programa são objecto de uma ou mais aulas teóricas, intercaladas com aulas práticas. Cada aula teórica expõe os conceitos, enquadramento teórico, modelos e abordagens. Nas aulas teóricas os alunos são incentivados a interagirem e a questionarem.
As aulas práticas trabalham a compreensão, a discussão e a expressão oral e escrita, bem como a transposição para a experiência e realidade quotidiana dos alunos. As aulas são organizadas em torno de casos de leitura obrigatória, previamente lidos, servindo para a discussão em torno de perguntas estruturadas e que servem para integração dos conceitos, discussão e tomada de decisão em grupo.
Método de avaliação
IA avaliação resulta de um teste escrito no final do semestre (50%) e três casos práticos. O primeiro é de introdução à discussão de casos (10%), o segundo é para aplicação e integração de matérias (20%) e o terceiro para avaliação e integração de todas as matérias (30%)ndicar ponderações para cada um dos elementos de avaliação