Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias Sociológicas Contemporâneas - 2. semestre

Código

711081076

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

João Sedas Nunes, José Manuel Resende

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão das principais correntes teóricas da sociologia contemporânea;
2. Capacidade de identificar perspectivas teóricas dessas correntes em proposições teóricas substantivas;
3. Capacidade de comparar criticamente as possibilidades e lacunas entre diferentes perspectivas teóricas;
4. Capacidade de mobilizar as perspectivas teóricas adequadas de acordo com vários problemas e objectos empíricos de análise;
5. Capacidade de identificar e controlar os efeitos de incorporação, selecção e enviesamento das perspectivas teóricas nos objectos de investigação;
6. Capacidade de comunicar os fundamentos dessas correntes sociológicas de modo rigoroso e significativo.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Perspectivas estruturalistas e funcionalistas
O estruturo-funcionalismo de T. Parsons e o funcionalismo de R.K. Merton
Interdependência e historicidade em N. Elias
Poder e ordem social em M. Foucault
2. Perspectivas interaccionistas
A etnometodologia de H. Garfinkel
Os quadros da experiência de E. Goffmann
O construtivismo fenomenológico: A. Schutz, H.S. Becker e P. Berger e T. Luckmann
3. Perspectivas de síntese
O estruturo-construtivismo de P. Bourdieu
A teoria da estruturação de A. Giddens
4. Desenvolvimentos recentes
4.1. Actores múltiplos, plurais e reflexivos: J. Elster, F. Dubet e B. Lahire
4.2. Novos usos da noção de crítica: da sociologia pragmática de L. Boltanski e L. Thévenot à luta pelo reconhecimento em A. Honneth
4.3. Debatendo a sociedade e a modernidade
A sociedade de risco de U. Beck
A modernidade líquida de Z. Bauman
A sociedade singularista de D. Martucelli
Da pertinência sociológica da noção de sociedade: um debate final com A. Elliott e B. S. Turner.


Bibliografia

Giddens, A. & Turner, J (1987). Social theory today. Cambridge: Polity Press.
Elliott, A. (2009). Contemporary social theory: An introduction. London & New York: Routledge.
Lahire, B. (2005). L´esprit sociologique. Paris: La Découverte.
Mattos, P. (2006). A sociologia política do reconhecimento. As contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. São Paulo: Annablume.
Nachi, M. (2009). Introduction à la sociologie pragmatique. Paris: Armand Colin.
Turner, B.S. (ed.) (2002). Teoria social. Lisboa: Difel.

Método de ensino

a) Aulas teóricas (55% do total das sessões): sessões orientadas para a exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular;
b) aulas práticas (45%): serão dedicadas à prestação de provas escolares (testes e/ou trabalhos práticos), incidindo em partes específicas e/ou na totalidade da matéria.
Ensino presencial.

Método de avaliação

a) Prova escrita a incidir sobre os conteúdos da disciplina, ponderando 40% na nota final de frequência; b) dois testes intermédios (que podem ser substituídos ou complementados por trabalhos práticos), cada um a valer 30% da nota final de frequência.

Cursos