
Informática para as Ciências Sociais
Código
711081077
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão da lógica de operação das aplicações informáticas de apoio à investigação em Sociologia, particularmente na recolha de informação, no cálculo matemático e estatístico e no processamento gráfico de dados.
2. Capacidade de seleccionar e utilizar as aplicações informáticas adequadas a diversas tarefas profissionais e de investigação.
3. Compreensão das suas relações com os pressupostos teóricos da medida e das técnicas estatísticas de análise de dados.
4. Aquisição de competências específicas na operacionalização das técnicas informáticas.
5. Competências de desenvolvimento de processos de auto-formação e aprendizagem ao longo da vida em relação ao processamento informático de técnicas avançadas de cálculo estatístico.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS, possuir competências de informática elementar na óptica do utilizador. Recomenda-se a frequência prévia das disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica: Amostragem e Inquérito e Análise de Dados Univariada e Bivariada, ou similares em outros cursos.l
Conteúdo
1 A Informática como instrumento de apoio à investigação em Ciências Sociais: âmbito de aplicação e conceitos básicos
2 Construção e manipulação de bases de dados em Excel
3 Construção e manipulação de bases de dados em SPSS
4 Operações de recodificação e transformação de dados
5 Cálculos estatísticos univariados, representação gráfica e apresentação de resultados
6 Cálculos estatísticos bivariados, testes de hipóteses, medidas de associação e correlação
7 Cálculos estatísticos multivariados (Análise em Componentes Principais e Análise de Correspondências Múltiplas)
Bibliografia
Botelho, M.C. & Laureano, R. (2010). SPSS: O meu manual de consulta rápida. Lisboa: Sílabo.
Bryman, A. & Cramer, D. (1992). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta.
Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta.
Laureano, R. (2011). Testes de hipóteses com o SPSS: O meu manual de consulta rápida. Lisboa: Sílabo.
Marôco, J. (2010). Análise estatística com o PASW Statistics. Pêro Pinheiro: Report Number.
Pestana, M.; Gageiro, J. (2003). Análise de dados para as ciências sociais: A complementaridade do SPSS. Lisboa: Sílabo.
Reis, E. (2000). Estatística descritiva. Lisboa: Sílabo.
Manuais das aplicações Excel e SPSS.
Método de ensino
MÉTODO DE ENSINO:
- Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, sempre acompanhada de exemplos práticos com bases de dados reais;
- No final de cada sessão, é realizado um exercício prático pelos alunos, correspondente aos conteúdos leccionados nessa sessão e em anteriores. Os exercícios são corrigidos em aula, havendo sempre um momento para esclarecimento de dúvidas.
Ensino presencial.
Método de avaliação
MÉTODO DE AVALIAÇÃO:
a) Avaliação contínua/assiduidade (10%);
b) 2 testes presenciais (45% cada), um a ter lugar a meio do semestre e outro no final.