Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Comparada - 1. semestre

Código

711091064

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

Maria do Rosário Monteiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Introduzir os alunos na prática da análise comparatista;
b) Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de relacionar expressões artísticas diferentes;
c) Desenvolver a capacidade para a análise pluridisciplinar como forma de compreender fenómenos culturais complexos na área das artes e humanidades;
d) Desenvolver a capacidade de expressão;
e) Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos complexos.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Narrativa, mito e tópoi
1. Os paradigmas teóricos da literatura comparada
2. Introdução às teorias e práticas comparatistas
3. A narrativa como forma de cognição e de expressão comunicativa e literária.
4. Os elementos da narrativa.
5. Os mitos como narrativas colectivas multifuncionais.
6. Os diversos tipos de mito e a criação de mundos (tópoi) possíveis narrativos.
7. Os mundos (tópoi) ficcionais e a sua relação com o mundo real - construção e reconstrução dos mundos ficcionais.

Bibliografia

AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da Literatura. 8ª ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2009.
BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves (eds.). Compêndio de Literatura Comparada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
JABOUILLE, Victor. Iniciação à ciência dos mitos. Mem Martins: Editorial Inquérito, 1986.
HERMAN, David (ed.) The Cambridge companion to narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
HERMAN, David. Basic elements of narrative. Oxford: Blackwell, 2008.

Durante o período lectivo, os discentes recebem indicações bibliográficas mais detalhadas e consideradas como ou essenciais ou úteis para estudos mais aprofundados e mesmo para estudos futuros.
During the lectures the students are informed of more detailed bibliographical references considered either as essential or useful for further and future studies.

Método de ensino

1. Aulas teóricas para introdução na matéria em análise (60%)
2. Aulas práticas para análises comparatistas elaboradas em conjunto com os alunos (40%)

Método de avaliação

1. Uma frequência sobre a totalidade da matéria (50%);
2. Um trabalho com pesquisa bibliográfica (50%);
3. Apresentação individual de pequenos comentários.

Cursos