
Problemática Cultural da Expansão Portuguesa
Código
711091107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir a noção de que o conhecimento histórico contribui para a inteligibilidade do mundo contemporâneo.
b) Ser capaz de problematizar e formular hipóteses de interpretação de factos históricos relacionados com a expansão europeia da época moderna.
c) Ser capaz de efectuar uma abordagem crítica de conceitos e sua transformação.
d) Adquirir conhecimentos históricos e culturais relativos aos países de língua portuguesa.
e) Desenvolver noções como a de relativismo cultural.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Descobrimentos e expansão europeia moderna: duas fases de um mesmo movimento.
2. O «dar ao Mundo a forma que o Mundo tem».
3. Os Descobrimentos e a renovação cultural renascentista; o alargar de fronteiras geográficas e dos limites do conhecimento; a valorização da observação e da experiência e os novos conteúdos do saber; a ruptura epistemológica.
4. A assimilação do novo; os contrastes civilizacionais e os choques culturais; a transformação de conceitos.
5. A expansão ultramarina e o discurso teológico-jurídico moderno; os direitos de propriedade, de conquista, de comércio, de evangelização.
6. A exploração colonial e o desenvolvimento do tráfico negreiro; do princípio da liberdade natural à justificação da escravatura como instituição justa e legítima.
7. As práticas comerciais, as formas de comunicação e as estruturas culturais.
8. Do Velho aos Novos Mundos: a projecção de ansiedades e de visões edénicas; os mitos e as utopias.
Bibliografia
ALBUQUERQUE, Luís, As navegações e a sua projecção na ciência e na cultura, Lisboa, Gradiva, 1987.
CIDADE, Hernâni, A literatura portuguesa e a expansão ultramarina. As ideias, os factos, as formas de arte, Coimbra, 1963.
CRISTOVÃO, Fernando (coord.), Condicionalismos culturais da literatura de viagens: estudos e bibliografias, Lisboa, Edições Cosmos e CLEPUL,1999.
CRISTOVÃO, Fernando (coord.), O olhar do viajante. Dos navegadores aos exploradores, Coimbra, Almedina e CLEPUL, 2003.
DIAS, J. S. da Silva, Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI, Lisboa, Presença, 1982.
PIMENTEL, Rosário, Chão de Sombras, Estudos sobre Escravatura, Lisboa, Colibri, 2010.
Método de ensino
1. Aulas teóricas para introdução da matéria em análise.
2. Aulas teórico-práticas, combinando o método expositivo e a discussão alargada à classe. 40% de aulas práticas
3. Recurso a meios audiovisuais.
Método de avaliação
1. Uma frequência ou exame sobre a totalidade da matéria. (40%)
2. Um trabalho de cerca de 10 páginas com pesquisa bibliográfica. (40%)
3. Apresentação individual de pequenos comentários no decurso das aulas. (20%)