
Estudos Pessoanos - 1. e 2. semestre
Código
711091125
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Fernando Cabral Martins, Maria Manuela Parreira da Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimento da obra múltipla de Fernando Pessoa, no contexto literário, cultural e artístico do seu tempo;
b) Saber reconhecer a dimensão da aventura poética pessoana no plano específico das formas literárias;
c) Saber analisar o cruzamento na sua obra de múltiplos saberes: filosóficos, históricos, políticos;
d) Aprofundar os conceitos de heteronímia e de obra ortónima.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Fernando Pessoa e o(s) seu(s) tempo(s)
1.1. O tempo «profético» de A Águia;
1. 2. O tempo sensacionista de Orpheu;
1. 3. O temp(l)o neo-pagão de Athena;
1.4. O tempo de presença: a construção do mito.
2. Modernismo e modernidade:
2.1 Heteronímia e «fingimento» - teoria(s) e prática
2.1.1. Alexander Search, o «irmão gémeo»;
2.1.2. O «teatro do ser»: ortónimo e heterónimos;
2.1.3. O lugar de António Mora
2.2. Alguns textos paradigmáticos:
2.2.1. O Marinheiro de Fernando Pessoa;
2.2.2. O Livro do Desassossego de Bernardo Soares;
3. O paradigma hermético: a poesia de Mensagem e outras mensagens
4. Leituras globais da obra pessoana
Bibliografia
Centeno, Yvette, O Pensamento Esotérico de Fernando Pessoa, Lisboa : & etc., 1990 ;
Feijó, António, Uma Admiração pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes), Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2015;
Gil, José, Fernando Pessoa ou a Metafísica das Sensações, Lisboa : Relógio dÁgua, 1988;
Guimarães, Fernando, Simbolismo, Modernismo e Vanguarda, Porto: Lello, 1992;
Lopes, Teresa Rita, Fernando Pessoa et le drame simboliste, héritage et création, Paris:
Editions de la Différence, 2004 ;
Lourenço, Eduardo, Fernando Pessoa Revisitado Leitura estruturante de um Drama
Em Gente, Lisboa: Gradiva, 2000;
Martins, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo
Português, Lisboa: Editorial Caminho, 2008;
Perrone-Moisés, Leyla, Fernando Pessoa, Aquém do Eu, Além do Outro, S.Paulo:
Martins Fontes, 1982.
Método de ensino
As aulas terão uma forte componente prática. Privilegiar-se-ão leituras e análises de textos, alguns delas preparadas em casa pelos alunos. Os momentos expositivos estarão reservados quer ao enquadramento literário, cultural e artístico da obra, quer às sistematizações decorrentes da análise dos textos.
Método de avaliação
Relativamente à avaliação, será dado relevo à participação dos alunos no decurso das aulas (20%). Realizar-se-ão um teste escrito presencial, com consulta, correspondendo a 40%, e um pequeno trabalho de investigação sobre tema a combinar com o professor e por ele orientado (30%).