Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemas Críticos da Literatura Brasileira

Código

711091126

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aprofundar o conhecimento da literatura brasileira;
b) Dominar os problemas centrais do desenvolvimento e da actualidade da literatura brasileira, através da revisão dos principais debates em momentos decisivos e da leitura das obras que lhe estão ligadas;
c) Adquirir conhecimento sobre a contribuição brasileiras para a literatura universal, aprofundando o estudo de alguns autores fundamentais para essa contribuição;
d) Adquirir conhecimento sobre os problemas da literatura mundial, as relações entre países e literatura, o problema da especificidade nacional das literaturas e a historicidade da noção de literatura;
e) Aprofundar o conhecimento da teoria literária, a experiência da leitura literária e o domínio das técnicas de análise literária.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1) O modernismo brasileiro: a estruturação da literatura brasileira contemporânea.
a) Mário de Andrade e o balanço do movimento modernista;
2) A revisão do modernismo:
a) Os anos 50 e a nova poesia brasileira: Drummond, Jorge de Lima, Manuel Bandeira;
3) O caso da ficção como revisão do modernismo. As teorias da sobrevivência do modernismo.
a) O romance de 30. Leituras de Graciliano Ramos, Cyro dos Anjos e Cornelio Pena.
b) Guimarães Rosa e o legado modernista.

Bibliografia

Mário de Andrade, «O Movimento Modernista» (1942), Aspectos da literatura brasileira, 5.ª ed., São Paulo, Livraria Martins, 1974.
Abel Barros Baptista e Osvaldo Manuel Silvestre, «Conversa interessantíssima», apresentação de Seria uma rima, não seria uma solução. Antologia da poesia modernista brasileira (1922-1930), Lisboa, Cotovia, 2005.
Abel Barros Baptista, \"Definição do modernismo brasileiro\", in De espéice complicada. Ensaios de critica literária. Coimbra: Angelus Novus, 2010.
Mário da Silva Brito, História do Modernismo Brasileiro. Antecedentes da Semana de Arte Moderna, 6.ª ed., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1997.
João Luiz Lafetá, 1930: a crítica e o modernismo, 2.ª ed., São Paulo, Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2000.
Arnaldo Saraiva, Modernismo brasileiro e modernismo português. Subsídios para o seu estudo e para a história das suas relações, Campinas, Unicamp, 2004.

Método de ensino

Percentagem de aulas práticas: 60 %. Predomínio de leituras e análises na aula, com aulas de exposição para enquadramento dos textos analisados e organização de conclusões.

Método de avaliação

Na avaliação, a participação dos alunos terá um peso importante, entre 20 e 30%. Um trabalho escrito intermédio corresponderá a 35% da classificação final, e um trabalho final valerá entre 35% e 45 %. A determinação destas ponderações dependerá dos textos a estudar em cada ano e do grau de dificuldade que apresentem.

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