Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Latim II

Código

711091145

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objetivos gerais:
Neste semestre, planificado como a continuação do de Latim I, visa-se criar competências adequadas ao entendimento e à tradução de textos de epigrafia (inscrições da Hispânia) e de autores latinos, apresentados por ordem de dificuldade crescente.

Objetivos específicos:
a) Aprofundar os conhecimentos de língua latina que facultem a análise e a compreensão de textos latinos simples (45%).
b) Desenvolver competência produtiva em língua latina que faculte o uso das estruturas lexicais e morfo-sintácticas de base em enunciados simples (20%).
c) Estabelecer relações entre o Latim e as línguas românicas, em especial o português, ao nível do léxico fundamental e das estruturas morfo-sintácticas de base (10%).
d) Desenvolver técnicas e métodos de análise textual conducentes à versão do Latim para o Português (15%).
e) Adquirir conhecimentos mínimos da história e civilização romanas que permitam a compreensão dos textos lidos (10%).

Pré-requisitos

Latim I

Conteúdo

1- Aspectos linguísticos:
e) Fonética: consolidação do estudo dos fenómenos fonéticos: apofonia, rotacismo, assimilação, alternâncias vocálicas, apócope.
f) Morfologia: a flexão nominal: adjectivos e seus graus, pronomes e numerais; a flexão verbal: noções de aspecto e voz; oposição infectum / perfectum; conclusão do estudo da flexão verbal regular no tema do perfectum, nas vozes activa e passiva, e do verbo sum; a formação do tema do supino; verbos depoentes e semi-depoentes; advérbios e seus graus, conjunções subordinativas.
g) Sintaxe: os complementos circunstanciais (sistematização) e o agente da passiva; o ablativo absoluto; as proposições subordinadas: proposições relativas, temporais, causais, comparativas, finais, concessivas, consecutivas; proposições completivas infinitivas.
2- Lexicologia e semântica: fundo primitivo do vocabulário latino; famílias de palavras.
3- Análise de provérbios e de máximas latinas; tradução comentada de textos simples de autores latinos.

Bibliografia

Seleta organizada pela professora distribuída ao longo do semestre./ Reader organized by the teacher, distributed throughout the semester.

Dicionários / Dictionaries
FERREIRA, A.G., Dicionário Latim- Português. Porto, Porto Editora.

Gramáticas /Grammars
ALMENDRA, M. A. ; FIGUIEREDO, J.N., Compêndio de Gramática Latina. Porto. Porto Editora.
FREIRE, A. Gramática da Língua Latina. Braga, Bib. da F. de Braga.
MICHEL, J., Grammaire de base du Latin, Paris, Klincksieck, 1967.

BOUET, P., CONSO, D., KERLOUEGAN, F., Initiation au système de la langue Latine, Paris, Nathan, 1991.
FARIA, Ernesto. Fonética histórica do latim. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1957. (Vide capítulo sobre pronúncia restaurada) [752 LGT]
HACQUARD, G. et alii. Guide romain antique. Paris, Hachette, 1999.
JONES, P., SIDWELL, K. Reading Latin (vol. I – Grammar, vocabulary and exercises ; vol. II – Text), Cambridge,Cambridge University Press, 2000.

Obs. Quando existente, refere-se a cota da biblioteca da FCSH.

Método de ensino

A disciplina de natureza eminentemente teórico-prática. É utilizado o método de ensino direto, com abordagem progressiva.
As matérias de morfologia, sintaxe e fonética são apresentados pelo docente de modo gradual. Após cada sequência expositiva são realizados exercícios práticos em sala de aula. É dedicada 1 hora semanal orientada pelo docente a técnicas de tradução de textos de autores latinos de dificuldade crescente e uso correto do dicionário. As fichas realizadas em casa uma vez por semana (com entrega obrigatória de 50%) assim como a interpelação durante as aulas ajudam o discente a verificar as dificuldades e permitem ao docente um feed-back contínuo, de modo a ajustar o ensino ao perfil da turma.

Método de avaliação

Regime de AVALIAÇÃO contínua sem exame (excepto alunos ao abrigo de algum regime especial). São tidos em conta a participação nas aulas, a qualidade dos trabalhos de casa e de fichas formativas (35%), os resultados de 2 frequências (50%) e a assiduidade (15%).

Cursos