Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Alemã do Século XX - 2. semestre

Código

711101016

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

6

Professor responsável

Gabriela Fragoso

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da Cultura Alemã do século XX e Contemporânea;
b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da cultura contemporânea;
c) Ser capaz de ler criticamente textos fundamentais no campo da cultura alemã situando-a no contexto de outras culturas de raíz aparentada (nomeadamente austríaca)
d) Ser capaz de reflectir criticamente sobre a identidade nacional alemã no contexto europeu e mundial da actualidade: \"Leitkultur\" vs. \"Multikulti\";
e) Organizar pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de um texto;
f) Produzir um pequeno ensaio crítico sobre uma das obras do programa.

Pré-requisitos

Com ou sem requisitos de nível de língua alemã em frequência de A2.2 e/ou outros.

Conteúdo

a) Relações entre a política e a cultura alemãs: a questão da relação complexa dos alemães étnicos fora das suas fronteiras nacionais;
b) O terceiro Reich e a República Democrática Alemã: aspectos de domínio de um partido único em todas as áreas de expressão cultural;
c) A República Federal da Alemanha antes e depois da reunificação: aspectos da cultura erudita (arte, literatura, música) vs. cultura popular (filme, design, música popular, televisão);
d) Alemanha vs. Áustria: o conceito de nacionalidade austríaca na sua relação com a Alemanha do pós-guerra;
e) Movimentos sociais e culturais que desempenharam um importante papel no desenvolvimento da sociedade alemã moderna: ecologia, feminismo, direitos das crianças, direitos dos animais (exemplos literários e cinematográficos)

Bibliografia

Benjamin, W. (¹1936, 1977). Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Drei Studien zur Kunstsoziologie. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag.
Hermand, J. (2006). Deutsche Kulturgeschichte des 20. Jahrhunderts. Darmstadt: Primus – Verlag.
Johnston, W. M. (2006). Österreichische Kultur- und Geistesgeschichte: Gesellschaft und Ideen im Donauraum 1848 bis 1938. Wien: Böhlau Verlag.
Trommler, F. (2013). Kulturmacht ohne Kompass. Deutsche auswärtige Kulturbeziehungen im 20. Jahrhundert . Köln: Böhlau Verlag (ISBN 9783412211196).
Niven, W. J. & Jordan, J. (2003 ). Politics and Culture in Twentieth-century Germany. New York: Camden House.
Krista, O.,Bridenthal, R. & Reagin, N. (eds) (2005). The \"Heimat\" Abroad. The Boundaries of Germanness. Ann Arbor: The University of Michigan Press.

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais .

Método de avaliação

Uma frequência a meio do período (25%) e uma prova final (25%).
A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral (50%)

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