
História da Alemanha - 2. semestre
Código
711101058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6
Professor responsável
Gabriela Fragoso
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Conhecer de uma forma genérica mas abrangente a História da Alemanha;
b) Saber identificar os momentos chave da História da Alemanha;
c) Compreender a evolução das estruturas culturais e políticas europeias, nomeadamente os nacionalismos europeus;
d) Adquirir os conhecimentos que permitam identificar e discutir a especificidade do espaço de língua alemã no quadro europeu.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
No meio da Europa
O curso pretende proporcionar uma visão genérica e abrangente da Alemanha no contexto europeu centrando-se em momentos chave da sua história:
1. Da Idade Média ao Século XVIII: fracturas religiosas, políticas e epistemológicas
2. O Século XIX: a estabilidade instável ou a unidade política e as guerras
3. A Alemanha Contemporânea: Do III Reich à reunificação
Bibliografia
- Fulbrook M (1992) The divided nation: a history of Germany, 1918-1990. New York: Oxford University Press.
- Herbert U (2014) Geschichte Deutschlands im 20. Jahrhundert. München: C.H.Beck.
- Kitchen M (2006) A history of modern Germany, 1800-2000. Malden, MA: Blackwell Pub.
- Lee SJ (2007) Aspects of European History, 1789-1980. London; New York: Routledge.
- Opitz A (coord) (1998) Sociedade e Cultura Alemãs. Lisboa: Univ. Aberta.
- Scheidl L (1996) Dois séculos de história alemã (política, sociedade, cultura); textos e documentos dos séculos XIX e XX. Coimbra: Minerva.
Método de ensino
O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais.
Ensino presencial
Método de avaliação
1 teste presencial escrito (60%)
1 trabalho escrito, também apresentado oralmente (40%)