Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Alemã do Século XVIII - 1. semestre

Código

711101073

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

6

Professor responsável

Gabriela Fragoso

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Contextualizar e problematizar textos de teor literário, inserindo-os no enquadramento histórico, de mentalidades, de valores e de mitos da Alemanha do século XVIII;
b) Ser capaz de ler criticamente textos fundamentais nos campos da poesia e da ficção;
c) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da história literária;
d) Desenvolver a capacidade de discussão cientificamente fundamentada de temas ou obras dos autores e textos incluídos no programa;
e) Organizar a pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de uma obra.

Pré-requisitos

Bons conhecimentos de língua alemã.

Conteúdo

a) O estatuto social do autor nas primeiras décadas do século XVIII;
b) A influência de factores políticos, económicos e sociais na literatura;
c) Da ausência de um estilo nacional à gradual consciencialização da existência de uma língua e literatura alemãs;
d)A linguagem literária alemã enquanto manifestação de identidade cultural: individualismo, originalidade, liberdade especulativa, sinceridade lírica, abertura ao exterior.
e) Subdivisões na literatura alemã do século XVIII: Frühaufklärung, Rokoko, Empfindsamkeit e Sturm und Drang, Spätaufklärung, Weimarer Klassik, Frühromantik.
f) Revitalização literária: literatura feminina e literatura infanto-juvenil.

Bibliografia

- Beutin, W. (1993). História da Literatura Alemã (vol.1). Lisboa: Cosmos.
- Erlach, D. (2005). Epochenbruch 1800. Klassik und Romantik. Berlin: Cornelsen.
- Burgstedt, A. (2004). Das Zeitalter der Aufklärung. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.
- Barrento, J. (1989). Literatura Alemã. Vol.I: séc.XVIII. Lisboa: Presença.
- Gaier, U. (2000). Fausts Modernität. Essays. Stuttgart: Reclam.
- Koroliov, S. (Hrsg.) (2013). Emotion und Kognition. Transformationen in der europäischen Literatur des 18. Jahrhunderts. Berlin: De Gruyter.
- Goethe, J. W. (2013), Fausto (trad.João Barrento). Lisboa: Relógio d´Água.
- Neumann, J. (2000). Das Kind im Pietismus und Aufklärung. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais .

Método de avaliação

Uma frequência a meio do período (25%) e uma prova final (25%).
A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral.(50%)


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