Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Alemão B2.3

Código

711101084

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Objectivos

Alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (utilizador independente).
a) É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
b) É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade
com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
c) É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Pré-requisitos

Conteúdo

Treino da compreensão oral através de material audiovisual e da comunicação na sala da aula.
Leitura de textos mais complexos com estratégias adequadas
Treinar a expressão oral em discussões e apresentações; argumentação para a defesa de ponto de vista.
Redigir textos argumentativos e cartas formais
O treino das competências foca temas culturais e da atualidade dos países de língua alemã e da
interculturalidade

Bibliografia

Harst, E.; Kaufmann, S.; Pilaski, A.; Rodi, M.; Rohrmann, L.; Sonntag, R. : Berliner Platz 4 (B2) Lehrund
Arbeitsbuch. Berlin und München: Langenscheidt KG, 2012
Buscha, A.; Szita, S.; Raven, S.: C Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache. Leipzig: Schubert, 2013
WahrigBurfeind, Dr. R.: Wahrig Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Gütersloh/München: Wissen
Media, und Berlin: Cornelsen, 2008
Tatsachen über Deutschland: Frankfurt am Main: Societäts_verlag in Zusammenarbeit mit dem Auswärtigen
Amt Berlin

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extralinguísticas.

Método de avaliação

Avaliação contínua
1 teste escrito (20%), 1 teste oral (20%), 1 frequência (40%), interacção oral nas aulas portfolio´(20%)
Assiduidade: obrigatoriedade de comparência a 2/3 das aulas dadas

Cursos