
Literatura Francesa dos Séculos XVI e XVII - 1. semestre
Código
711111084
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Reffóios
Horas semanais
4
Língua de ensino
Francês
Objectivos
A unidade curricular tem como objectivos gerais proporcionar uma visão integrada da história da literatura francesa e o conhecimento dos códigos retórico-estilísticos e temáticos presentes nas obras mais importantes dos séculos XVI e XVII, procurando abranger diferentes géneros e modos do discurso.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de compreender a evolução e a diversidade das manifestações literárias deste período e também a sua relevância do ponto de vista social e cultural, em particular na formação e consolidação da língua e da identidade francesas. Deverão também estar preparados para realizar, de modo autónomo, uma leitura analítica e crítica dos textos, relacionando-os com as respectivas categorias arquitextuais e procurando alcançar a sua significação e o seu valor estético-literário.
Pré-requisitos
Nível médio de Francês (A2.2. )
Conteúdo
1.O Renascimento em França:
a) A poesia do século XVI: comentário de alguns sonetos de Les Amours de Ronsard;
b)Estudo de Les Essais de Montaigne (extractos).
2.O século de Luís XIV:
a)Classicismo, «préciosité» e galanteria;
b)A organização da República das Letras: as academias, a corte e os salões;
c)O estatuto do autor e da autora no século XVII: o problema do anonimato.
3. Formas e géneros literários no século XVII:
a)A ficção e a encenação do poder nas fábulas de La Fontaine;
b)LÉcole des femmes de Molière ou uma nova poética do género cómico;
c)O poder da linguagem e a construção da tragédia : Phèdre de Racine;
d)A criação do romance moderno: La Princesse de Clèves de Madame de Lafayette.
Bibliografia
Dubois, C.G (1985). Limaginaire de la Renaissance. Paris: PUF.
Forestier, G. (1993). Introduction à l´analyse des textes classiques. Paris: Nathan.
Parmentier, B. (2000). Le Siècle des moralistes. De Montaigne à La Bruyère. Paris: Seuil.
Pringent, M. (2006). Histoire de la France littéraire. Paris: Quadrige/PUF.
Rousset, J. (1968). L´intérieur et l´extérieur. Essais sur la poésie et sur le théâtre au XVII siècle. Paris: J.Corti.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em sessões colectivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos sobre a envolvente contextual do autor e da produção das obras, a problemática da transmissão textual de textos antigos, com sessões de natureza prática, de comentário de textos literários e com recurso a bases de dados e sítios especializados na web. O recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem.
Método de avaliação
Aulas Teóricas: 60%, Aulas Práticas: 40%.
Avaliação: Duas provas escritas presenciais (Frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (80%). Assiduidade e participação nas aulas práticas (20%).