
França no Século XX
Código
711111109
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Francês
Objectivos
a) Adquirir uma compreensão global das relações entre as dimensões histórica, cultural, social e política da França do século XX;
b) Aprofundar os conhecimentos sobre a França do século XX e apreender as principais complexidades da França contemporânea;
c) Analisar e confrontar várias modalidades de intervenção (pintura, música, literatura);
d) Reflectir sobre textos teóricos e ensaísticos, relacionados com as temáticas mais relevantes para a compreensão do panorama do século;
e) Produzir reflexões e raciocínios críticos sobre problemáticas respeitantes às temáticas abordadas durante o semestre.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. A França no século XX:
1.1. Memória patrimonial (literatura, arte, cinema e música).
2. A França e a construção da Europa:
2.1.A França na Europa e no mundo (Política interna e externa);
2.2. As duas grandes Guerras (\"Belle Époque\", \"Années Folles\", \"Front Populaire\", \"Années Noires\", V.eme République, Maio 68).
3. A França multicultural:
3.1. Desafios da França contemporânea: as várias faces da francofonia.
Bibliografia
Certeau, M. (1993). La Culture au Pluriel.Paris: Éditions du Seuil.
Chaubet, F. (2010). La culture française dans le monde 1980-2000. Les défis de la mondialisation. Paris: LHarmattan.
Ory, P. (2004). Les intellectuels en France, de laffaire Dreyfus à nos jours. Paris: Perrin.
Rioux, J.-P., Sirinelli, J.-F. (2005). Histoire culturelle de la France (Tome 4). Paris: Éditions du Seuil.
Winock, M. (2003). La France Politique: XIXe - XXe siècle. Paris: Éditions du Seuil.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em sessões colectivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos e as aulas práticas, dinamizadas pelos estudantes, com recurso a bases de dados e sítios especializados na web. O recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem.
Os estudantes são avaliados através da realização de duas provas escritas individuais, realizadas na aula, nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado das obras de leitura obrigatória previstas no programa e a sua competência no campo da análise crítica dos excertos textuais propostos, em toda a sua coerência e globalidade.
Aulas Teóricas: 70%; Aulas Práticas: 30%.
Método de avaliação
Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (60%). Apresentação de um trabalho oral (30%). Assiduidade e participação nas aulas práticas (10%).