Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Leituras Orientadas - 2. semestre

Código

711111112

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

6

Professor responsável

Alda Jesus Correia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos básicos teóricos sobre interpretação do texto literário.
b) Adquirir um conhecimento dos métodos de análise do texto literário.
c) Aplicar esses métodos na análise concreta de textos ou obras de ficção e poesia.
d) Adquirir a competência de redacção de uma análise crítica e uso de bibliografia específica para esse efeito.
e) Produzir um pequeno ensaio crítico sobre uma das obras propostas pelo docente.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.1. Crítica literária: para que serve?
1.2. Ler o texto: ponto de vista e conhecimento da literatura
1.3. A hermenêutica literária: desconstruir o texto, construir a leitura
2. Leituras da ficção
2.1. Relação do leitor com o texto
2.2. Emergência do(s) sentido(s)
2.3. A questão do cânone
3. A especificidade do discurso poético
3.1. A língua e a poesia
3.2. A voz do texto – dizer e ouvir o poema
3.3. Temática, forma, subjectividade na construção do poema: a imagem e a música no texto poético
3.4. Do monólogo ao diálogo: ficção e teatro no texto poético

Bibliografia

Compagnon, A.(2010). Para que serve a literatura? Porto: Deriva.
Eco, U.(1995). Seis passeios nos bosques da ficção. Lisboa: Difel.
Júdice, N. (2010). Abc da crítica. Lisboa: Dom Quixote.
Namora, R. (2011). 40 anos de Teoria da Literatura em Portugal. Coimbra: Almedina.
Lourenço, E. (1994). O canto do signo. Lisboa: Presença.

Método de ensino

Apresentação das metodologias apropriadas para a análise de ficção e de poesia. Exemplos de análise através de excertos ou de obras na totalidade, com a referência a análises feitas por críticos. Orientação individual dos trabalhos de análise feitos sobre as obras indicadas no programa. Aulas expositivas (60%) e aulas práticas de discussão e análise de textos e apresentação de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

Realização de um teste de avaliação (50%) e de um trabalho escrito defendido oralmente (50%).

Cursos