
Leituras Orientadas - 2. semestre
Código
711111112
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
6
Professor responsável
Alda Jesus Correia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos básicos teóricos sobre interpretação do texto literário.
b) Adquirir um conhecimento dos métodos de análise do texto literário.
c) Aplicar esses métodos na análise concreta de textos ou obras de ficção e poesia.
d) Adquirir a competência de redacção de uma análise crítica e uso de bibliografia específica para esse efeito.
e) Produzir um pequeno ensaio crítico sobre uma das obras propostas pelo docente.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.1. Crítica literária: para que serve?
1.2. Ler o texto: ponto de vista e conhecimento da literatura
1.3. A hermenêutica literária: desconstruir o texto, construir a leitura
2. Leituras da ficção
2.1. Relação do leitor com o texto
2.2. Emergência do(s) sentido(s)
2.3. A questão do cânone
3. A especificidade do discurso poético
3.1. A língua e a poesia
3.2. A voz do texto dizer e ouvir o poema
3.3. Temática, forma, subjectividade na construção do poema: a imagem e a música no texto poético
3.4. Do monólogo ao diálogo: ficção e teatro no texto poético
Bibliografia
Compagnon, A.(2010). Para que serve a literatura? Porto: Deriva.
Eco, U.(1995). Seis passeios nos bosques da ficção. Lisboa: Difel.
Júdice, N. (2010). Abc da crítica. Lisboa: Dom Quixote.
Namora, R. (2011). 40 anos de Teoria da Literatura em Portugal. Coimbra: Almedina.
Lourenço, E. (1994). O canto do signo. Lisboa: Presença.
Método de ensino
Apresentação das metodologias apropriadas para a análise de ficção e de poesia. Exemplos de análise através de excertos ou de obras na totalidade, com a referência a análises feitas por críticos. Orientação individual dos trabalhos de análise feitos sobre as obras indicadas no programa. Aulas expositivas (60%) e aulas práticas de discussão e análise de textos e apresentação de trabalhos individuais (40%).
Método de avaliação
Realização de um teste de avaliação (50%) e de um trabalho escrito defendido oralmente (50%).
Cursos
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Portugueses e Alemães
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Estudos Portugueses e Franceses
- Estudos Franceses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Franceses e Alemães
- Estudos Ingleses e Espanhóis
- Estudos Portugueses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Franceses