Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Francês C1.1

Código

711111129

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Objectivos

Atingir o nível C1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), o que implica:
Adquirir autonomia linguística, discursiva e cultural nas diversas competências comunicativas descritas no
nível C1 do QECRL;
Ser capaz de perceber uma larga gama de documentos – escritos e orais longos e complexos de diversos tipos discursivos;
Ser capaz de descodificar as referências implícitas contidas em documentos vários ;
Ser capaz de produzir oralmente mensagens complexas, usando a língua com eficácia ;
Ser capaz de produzir textos escritos argumentados, nomeadamente de cariz académico.

Pré-requisitos

Conteúdo

Atividades de compreensão e produção:
Tomada de apontamentos à partir da audição de documentos orais;
Reformulação e síntese de documentos orais, resumo de intervenções, debates, jogos de improvisação,
exposição de temas de sociedade.
2.ESCRITA:
Aquisição das técnicas do resumo e da síntese a partir de vários tipos de textos;
Argumentação: defender o seu ponto de vista recorrendo a dois modelos académicos situados culturalmente o comentário e a dissertação;
Texto narrativo: redes lexicais, sistema anafórico, progressão temática, componente argumentativa;
Gramática: o uso correcto da pontuação; colocações
Identificação de e debate sobre referências culturais.

Bibliografia

DOLLEZ,C. et alii (2010) : Alter Ego C1. Paris, HachetteFLE
CAUSA, M et MÈGRE, B (2009) : Production écrite NIVEAUX C1 / C2 du Cadre européen de référence. Paris, Didier
GUILLOU, M et TRANG PHAN (2011) : Francophonie et mondialisation Histoire
et institutions des origines à nos jours, Paris, Belin

Método de ensino

Método comunicativo que visa estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais
autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que mobilizam competências linguísticas e extralinguísticas.

Método de avaliação

2 provas escritas (50%),
1 apresentação oral (30%),
trabalhos de casa/participação nas aulas (20%).

Cursos